3 dicas para o corpo não sofrer tanto na primavera
Estação ainda conta com dias de tempo seco, apesar da ocorrência de chuvas ou da passagem de frentes frias
Hidrate-se adequadamente
Segundo o médico, a saída mais eficiente para conter patologias ou alergias em dias de tempo seco é a hidratação adequada. Ele explica que a reposição de líquido mantém a mucosa das fossas nasais e da boca sempre bem hidratadas. Isso evita que substâncias alergentes entrem em contato direto com o trato respiratório e também dificulta a entrada de microorganismos no corpo por meio da respiração. “É importante beber água e outros hidratantes, nessa época do ano, proporcional à nossa sede. Dessa forma, ficamos ainda mais protegidos”, afirma o pneumologista.
© iStock
Evite diuréticos
Embora a ingestão frequente de líquido seja importante, o Dr. Carvalho observa que nem todas as bebidas contribuem com a hidratação necessária em dias de tempo seco. Segundo ele, opções diuréticas como chá ou cerveja e algumas marcas de refrigerante não ajudam muito, já que, ao invés de hidratar, acabam estimulando a perda de fluído pelo organismo. “Nesse caso, as melhores escolhas são sempre água e sucos naturais. No caso de quem faz atividade física, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado. Por isso, pode-se fazer uso também de isotônicos, desde que haja o acompanhamento médico necessário”, acrescenta.
© PixaBay
Identifique sinais de desidratação
Para que possamos identificar possíveis ocorrências de desidratação, nesta primavera, existem alguns sinais além da sede. Entre eles estão dor de cabeça, boca seca, prisão de ventre, irritabilidade, problemas de pele, como ressecamento, eczema e dermatite, além de urina mais escura.
“Acordar com dor de garganta também pode indicar a necessidade de reposição de líquido. Afinal, em muitos casos, respiramos pela baca, enquanto dormimos, o que permite que o ar seco dos dias quentes resseque tanto a nossa garganta, quanto as mucosas do nosso trato respiratório superior”, explica. “De qualquer forma, com os cuidados necessários, podemos reverter todos os problemas aqui mencionados e passarmos por esta estação de maneira totalmente saudável”, conclui o pneumologista do HCor.
© iStock
Lifestyle
Alergia
25/10/16
POR Notícias Ao Minuto
No Brasil, as estações do ano não são tão bem definidas, quanto em países da Europa ou da América do Norte, por exemplo. Contudo, isso não impede que os brasileiros também sofram com problemas típicos da primavera, como a ocorrência ou o agravamento de problemas respiratórios.
“A polinização das flores nesta estação não chega a ser um fator de risco considerável aqui no país – principalmente em uma cidade como São Paulo. Porém, em função de mudanças bruscas de temperatura, a primavera brasileira ainda conta com dias de tempo seco, apesar da ocorrência de chuvas ou da passagem de frentes frias. Isso contribui com o ressecamento da mucosa das fossas nasais e da boca, o que facilita a entrada de poluentes, vírus e bactérias responsáveis por diferentes tipos de doenças respiratórias e reações alérgicas”, afirma o pneumologista, Dr. Carlos Carvalho, coordenador do Serviço de Pneumologia do HCor – Hospital do Coração.
O especialista dá três dicas para o corpo não sofrer tanto com a primavera. Veja na nossa galeria!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA