© DR
Celulares roubados e furtados do Rio passarão a receber mensagens das empresas de telefonia informando que são frutos de crimes. As mensagens serão enviadas pelas operadoras utilizando o IMEI (número de identificação) do aparelho.
PUB
A medida da Polícia Civil do Rio depende de determinação judicial.
De acordo com o Extra, a solicitação foi feita numa investigação do roubo de mais de cem celulares de uma loja de departamentos na Tijuca. O juiz responsável pelo caso, André Ricardo de Franciscis Ramos, da 28ª Vara Criminal, determinou que as operadoras enviassem mensagem por SMS e WhatsApp pedindo a devolução dos telefones na 19ª DP em cinco dias e solicitando que o novo dono comprove a aquisição lícita do aparelho.
“O descumprimento dessa decisão judicial poderá ensejar a responsabilidade do usuário pelo crime de receptação”, diz o comunicado. Os aparelhos que não forem devolvidos serão bloqueados. Cerca de 15 celulares foram recuperados.
De acordo com o delegado Carlos Leba, a intenção é de que tal medida seja adotada por todas as delegacias do estado. Para isso, os delegados terão que fazer a solicitação à Justiça caso a caso.
Leia também: iFood cria delivery de comida de luxo em região nobre de São Paulo