O mês de outubro ganhou destaque nos últimos anos como o período da campanha dedicada ao combate e prevenção do câncer de mama, problema que atinge cerca de 25% de novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). É preciso ter atenção aos sintomas, histórico familiar, mudanças no corpo e também à alimentação, pois ela pode ser uma boa aliada tanto para quem busca prevenção quanto para quem já enfrenta a doença.
PUB
De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Maria Cristina Câmara, mulheres que estão acima do peso e possuem excesso de gordura visceral (localizada na região interna do abdômen, próxima dos órgãos vitais), criam um ambiente mais favorável para o desenvolvimento de um tumor. Segundo estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, mulheres com excesso de gordura abdominal estão 74% mais propensas a desenvolver câncer de mama. “Manter a gordura corporal em níveis adequados com uma alimentação equilibrada e anti-inflamatória, pode contribuir na prevenção contra o câncer”, diz Maria Cristina Câmara.
A especialista diz que é importante ter em mente que conservar hábitos alimentares saudáveis vai além da questão estética. “Cuidar da alimentação é, sobretudo, uma questão de saúde e prevenção de diversos males. Portanto, sempre recomendo que seja evitado o excesso de carnes vermelhas, comidas industrializadas e açúcares, pois eles retardam o funcionamento do organismo e o deixam mais vulneráveis ao surgimento de doenças”, explica.
A nutricionista selecionou alguns alimentos que podem ser consumidos para trazer benefícios ao organismo. Confira na galeria acima:
Leia também: Fazer sexo mais de 3 vezes na semana ajuda a expelir a pedra nos rins