Sonolência e confusão mental podem ser sinais de AVC

Comum em pessoas acima dos 60 anos, condição requer detecção rápida e cuidados específicos nas seis primeiras horas para aumentar chances de cura e diminuir eventuais sequelas

© DR

Lifestyle DERRAME 30/10/16 POR Notícias Ao Minuto

O acidente vascular cerebral (AVC) acomete um brasileiro a cada cinco minutos, sendo a primeira causa de morte e incapacidade no País, segundo a Academia Brasileira de Neurologia, gerando também sérios impactos econômicos e sociais.

PUB

"Quanto mais rápido o indivíduo chegar ao hospital, maiores são as chances de reverter o quadro e garantir o mínimo de sequelas", explica o Dr. Feres Chaddad, neurocirurgião da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Os principais sintomas relacionados à doença são perda de consciência, formigamento, sonolência, cefaleia, diminuição ou perda de movimentos e fala, além de confusão mental. O AVC do tipo hemorrágico é o mais grave e corresponde a 20% dos casos, estando diretamente associado a perda de consciência. "Esse tipo se caracteriza pelo sangramento em uma parte do cérebro, em consequência ao rompimento de um vaso sanguíneo, sendo geralmente necessário procedimento cirúrgico", completa o médico.

A doença pode atingir qualquer pessoa, independentemente da idade, apesar de ser mais comum em pessoas com mais de 55 anos. Porém, há fatores de risco que aumentam a probabilidade como diabetes, níveis de colesterol alterados, tabagismo, sedentarismo e obesidade. "Por isso, é fundamental que pessoas a partir dos 50 anos façam todos os exames preventivos e consultem seus especialistas regularmente", orienta o especialista.

As primeiras seis horas são fundamentais para a eficácia do tratamento ou procedimento adotado. "Por isso, mesmo que não se tenha certeza de ser um AVC, a qualquer sinal deve-se procurar um atendimento especializado que siga protocolos específicos para tratar desses casos como o adotado pela Beneficência Portuguesa de São Paulo". Para ajudar a prevenir a doença, alguns cuidados são importantes como exercícios regulares para ajudar a manter a pressão arterial em níveis adequados e o coração saudável, comer frutas e verduras, além de evitar o uso abusivo de sal e de bebidas alcoólicas.

Leia também: Catarata atrapalha o sono, diz estudo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 11 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 11 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 12 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 7 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 12 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Vídeo Há 11 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Ron Ely Há 13 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 13 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Redes Sociais Há 6 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Presos Há 10 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?