© Jacky Naegelen / Reuters
Todos os órgãos do governo federal integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia (SISP) devem trocar softwares livres por soluções da Microsoft.
PUB
Segundo informações do portal Convergência Digital, do UOL, os pedidos de troca devem ser efetuados até 11 de novembro. Esta será a primeira vez, desde 2003, que o governo fará uma compra de sistemas da multinacional dessa proporção.
Não se sabe quanto o governo gastará no processo, já que isso depende da interesse dos órgãos em aderir aos sistemas. O que já se sabe é que devem ser adotados programas como Office, Windows Professional, Windows Server e Client Access Licence, por meio de licenças perpétuas e subscrições.
Antes, os sistemas da multinacional era usadas apenas por organismos como a Receita Federal e o Banco Central, além de bancos oficiais. A mudança na postura sobre a empresa ocorre logo após um evento da Microsoft com integrantes do governo. O encontro, que não teve cobertura de imprensa, serviu para anunciar a abertura de um "Centro de Transparência" da companhia em Brasília.
O centro teria por objetivo o monitoramento de segurança cibernética e a troca de informações com governos da América Latina sobre possíveis ataques virtuais. Participaram do evento na capital federal o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, os secretários Maximiliano Martinhão e Marcelo Pagotti, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
LEIA TAMBÉM: WhatsApp X telefonia: presidente da Anatel vê concorrência desleal