Temer confirma reunião com chefes dos três Poderes sobre segurança

Presidente disse ainda que está satisfeito com a atuação do ministro Alexandre Moraes e "disse que essas coisas são normais"

© Reuters

Política amanhã 27/10/16 POR Estadao Conteudo

O presidente Michel Temer confirmou nesta quinta-feira (27), em uma rápida entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, que amanhã fará a reunião entre os chefes dos três Poderes para tratar de segurança pública e que por isso o encontro contará com a presença do ministro da Justiça, Alexandre Moraes.

PUB

"Queria apenas dizer que amanhã vamos fazer uma reunião com os vários poderes: Legislativo, Executivo, Judiciário. A ministra Cármen Lúcia, o presidente Renan Calheiros, o presidente Rodrigo Maia e eu próprio, e vamos tratar da questão da segurança pública no país, tanto que chamamos o procurador-Geral da República, o ministro da Justiça, o ministro da Defesa, o ministro da Segurança Institucional, e outras pessoas, como o diretor da Polícia Federal", afirmou.

Esta semana o presidente do Senado, Renan Calheiros, se envolveu em polêmicas públicas com a ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lucia, além de também criticar a atuação de Moraes no episódio que levou a prisão de policiais legislativos, na última sexta-feira.

O presidente disse não ter "a menor dúvida" de que o ambiente entre todos será harmônico. "O ambiente de harmonia está decretado, não vi nada que pudesse agredir aquilo que a constituição determina e que os chefes de poderes tem falado com muita frequência", afirmou, ressaltando a posição de Cármem Lúcia sobre a harmonia e independência dos poderes.

Temer disse ainda que está satisfeito com a atuação do ministro Moraes e "disse que essas coisas são normais". "Muitas e muitas vezes a pessoa diz uma frase ou outra, recebe uma contestação", disse. "Nossa tarefa é precisamente coordenar e pacificar toda e qualquer relação seja dentro do poder executivo ou mesmo se ultrapassar os limites do executivo", completou.

O presidente deu as declarações após participar de cerimônia de entrega de cartas credenciais no Palácio do Planalto. Na saída, jornalistas pediram que Temer respondesse algumas perguntas, mas ele hesitou e deixou o Salão Leste. Minutos depois, a assessoria do Planalto informou que ele havia mudado de ideia e falaria com os jornalistas.

Temer disse que na reunião de amanhã será o início de um desenho do panorama da segurança pública no País para tentar buscar soluções para o problema. "Esta será uma primeira reunião. Ao depois, reunir-se-ão governadores, secretários de segurança, etc, que vão começar a tratar este assunto. Mas será um momento muito significativo, porque é exatamente a reunião dos três poderes do Estado e de outros órgãos que vão pensar juntos como resolver a segurança pública do país", disse.

Temer destacou ainda que a segurança não é uma tarefa da União, que tem só uma parcela de responsabilidade a partir das competências da Polícia Federal. "A segurança pública é uma questão dos Estados, mas é um tema sem dúvida alguma angustiante para todo o povo brasileiro porque nós todos temos que colaborar, naturalmente com a presença dos poderes de Estado, depois, com a presença do secretário de Segurança, coordenados pelos vários setores do governo federal", afirmou. Com informações do Estadão Conteúdo.

Leia também: Para Temer, suspensão de Operação Métis foi 'processualmente correta'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 9 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Festas Há 9 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 10 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

esporte Prisão Há 10 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Natal Há 23 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

politica STF Há 9 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

economia Consumos Há 9 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

justica Investigação Há 8 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)

fama Televisão Há 8 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Escândalo Há 22 Horas

Acusações de Blake Lively contra Justin Baldoni são reveladas na íntegra