© iStock
Nem todo mundo é adepto da pimenta, mas pense duas vezes antes de decidir não adicioná-la na comida na próxima refeição, pois lhe daremos não apenas um mas sete benefícios incríveis para a saúde.
PUB
As variades são enormes: de cheiro, malagueta, jalapeña, dedo-de-moça, biquinho. Apesar de algumas serem mais ardidas do que outras, a pimenta é ingrediente essencial na preparação de pratos indianos, asiáticos e, claro, nordestinos. Além do sabor especial, a pimenta é uma excelente aliada da saúde, por proporcionar diversos benefícios ao sistema circulatório, ao processo de emagrecimento e à digestão. Para obter os benefícios, de acordo com o site Dicas de Mulher, o melhor mesmo é consumi-la na forma fresca, todos os dias.
A nutricionista Clarissa Fujiwara, da Clínica Dra. Denise Lellis, e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), explica que a pimenta é um excelente termogênico natural. “Ou seja, a pimenta eleva a temperatura corporal e o gasto de energia, em decorrência de uma substância ativa denominada capsaicina – responsável pela peculiar pungência”, diz.
Ela lista sete benefícios deste alimento. Confira:
1. Ajuda no emagrecimento, graças ao efeito termogênico
2. Inibe o apetite
3. Melhora do sistema circulatório
4. Melhora na saúde cardiovascular
5. Melhora a digestão
6. Tem ação antioxidante, neutralizando os radicais livres, por serem boas fontes de vitamina C
7. Previnem o câncer, graças à vitamina C, capsaicina e os antioxidantes
Leia também: Ciência desvenda os 3 alimentos que são a fonte da juventude