Veja como se preparar para o verão sem prejudicar o coração

Especialistas dão dicas para o melhor desempenho nas atividades físicas sem prejuízos ao sistema cardiovascular

© iStock

Lifestyle BOA FORMA 30/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Os exercícios físicos são componentes fundamentais na adoção de um estilo de vida saudável e aliados essenciais no combate ao infarto e ao derrame cerebral (AVC). Com a aproximação do período de férias e do verão, entrelaçado a uma crescente valorização contemporânea da exposição de corpos magros e com musculatura definida, é normal que muitas pessoas tenham interesse em praticar esportes ou treinar em academias.

PUB

Embora a prática esportiva deva ser estimulada, pois beneficia a saúde, o cardiologista e presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Ibraim Masciarelli Pinto, alerta que cuidados devem ser tomados, sendo fundamental a realização de uma avaliação médica antes do início de quaisquer esportes.

“A legislação brasileira vigente eliminou a obrigatoriedade de que as academias exijam a avaliação de um médico a fim de liberar o aluno para a atividade física. Entretanto, isso pode expor o praticante a sérios problemas. Não se deve, por descuido prévio ao início de atividade em academias, transformar em fator de risco para a saúde cardiovascular algo que pode ser muito positivo”, completa o médico.

A avaliação médica de atletas de alta performance e também outras pessoas que querem fazer alguma atividade esportiva deve ser feita por profissionais com experiência no tema, aponta o cardiologista. “Em determinados casos, deve-se solicitar exames específicos, para elucidar dúvidas. Muitos argumentam que a morte súbita em atletas é um evento raro e que, portanto, não se justificaria o custo de manter programas específicos para essa finalidade. No entanto, é muito pertinente a seguinte pergunta: quanto vale uma vida? É importante destacar que a pessoa que fará exercícios intensos, como maratona, triátlon, crossfit e spinning tem de passar por uma avaliação mais detalhada, conforme as diretrizes da Cardiologia do Esporte”.

De acordo com a nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da SOCESP, Marcia Gowdak, a prática de atividades físicas auxilia na prevenção de doenças. Entretanto, não é suficiente. A alimentação também é primordial. Ela ressalta que, quando se pratica exercícios, o corpo necessita de mais oxigênio e nutrientes do que quando em repouso e, por isso, o coração precisa bombear mais sangue, num ritmo maior do que necessário quando estamos parados. Assim, alimentar-se bem é primordial.

“Há pessoas que praticam exercícios pelo bem-estar; outras, por recomendação médica; e muitas, pela vaidade de ter um corpo em forma. E há uma minoria, formada por atletas, que se dedica a competir. Como se vê, existem muitos perfis diferentes dentre os adeptos dos esportes. Mas, para todos, vale a mesma recomendação: é fundamental seguir uma dieta adequada à intensidade do seu treino”, alerta a nutricionista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 20 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 3 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 23 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 23 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

brasil Tragédia Há 21 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 22 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 21 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

fama Saúde Há 19 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil