© Divulgação/União Colegial de Minas Gerais
Dez escolas de Belo Horizonte onde funcionam seções eleitorais estão ocupados por estudantes. No decorrer da semana, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), lideranças de movimentos estudantis e o governo estadual fizeram um acordo para que a eleição ocorresse tranquilamente. No entanto, três novas escolas foram ocupadas após a reunião.
PUB
De acordo com O Globo, uma das instituições ocupadas é a Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecido como Colégio Estadual Central, onde votam os dois candidatos a prefeito de Belo Horizonte - João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS) - e também os ex-governadores e senadores Aécio Neves e Antônio Anastasia, ambos do PSDB.
No colégio, votam 8.575 eleitores. Em todas as escolas ocupadas votam 44.895 eleitores.
Cerca de 20 manifestantes do grupo Direita Minas tentaram desocupar a escola na última sexta-feira (28), mas foram expulsos pelos 31 estudantes que ocupam o local.
A presidente da União Colegial de Minas Gerais, Kessia Teixeira, reafirmou que o acordo com o TRE está mantido. Os estudantes permitirão o livre trânsito dos eleitores.
É difícil, mas todo mundo tem a compreensão de que estamos na democracia e a maneira que temos de influenciar é o voto. A turma está entendendo isso."
Leia também: Temer legaliza empregado de salão de beleza como autônomo