© DR
Um plano de exercícios só é eficaz quando é executado corretamente e quando se adota um estilo de vida que permita fazer do exercício físico um aliado da saúde e da boa forma.
PUB
Ir à academia ou passar muitas horas por semana fazendo exercícios não adianta de nada quando alguns erros são cometidos, comprometendo assim o sucesso geral do treino.
Não dormir a quantidade de horas suficiente (ou seja, aquelas que permitam o corpo e a mente descansarem completamente), não respeitar os dias de pausa – que podem depender dos sinais que o corpo dá – e não fazer alongamentos são alguns dos exemplos de situações recorrentes do dia-a-dia e que comprometem o sucesso de qualquer plano de treino, mesmo quando é executado na perfeição.
Um outro erro comum e que interfere com a performance diz respeito à má ingestão de água, que muitas vezes fica aquém do necessário para o organismo ser capaz de aguentar a intensidade da atividade física. Beber água antes, durante e depois do treino é fundamental, mas tão ou mais importante é beber água suficiente nos dias em que não se faz exercício, de forma a manter o corpo sempre hidratado.
Apesar do consumo de gordura boa ser importante para o bom funcionamento dos órgãos e para os níveis de energia, a tendência é para exagerar na ingestão de gorduras, algo que faz com que o processo de digestão seja mais lento e, por isso, o gasto calórico menor.
Leia também: Veja como se preparar para o verão sem prejudicar o coração