Homem passa um mês sem álcool e açúcar para documentar resultados

Um dos grandes problemas enfrentados pela "cobaia" foi a falta de alternativas

© Reprodução / Youtube

Lifestyle DOCUMENTÁRIO 01/11/16 POR Notícias Ao Minuto

O holandês Sacha Harland, de 22 anos, tomou uma decisão ousada: passar um mês sem consumir produtos que tenham açúcares adicionados, álcool ou comida lixo, para registrar o que acontecia com seu corpo. O resultado, segundo ele, é surpreendente.

PUB

Durante o período da experiência, realizado para o documentário "Guy gives up added sugar and alcohol for 1 month" ("Um cara abre mão de açúcar e álcool por 1 mês"), da produtora holandesa LifeHunters, Sacha só podia consumir produtos à base de sucos naturais, frutas, verduras e alimentos não processados. Ele revela que, incrivelmente, chegou a sentir cansaço, mau humor, fome o tempo inteiro, falta de energia e até uma crise de abstinência, de acordo com a BBC.

Um dos grandes problemas enfrentados pela "cobaia" foi a falta de alternativas. Durante a ida ao cinema, por exemplo, a única coisa que conseguiu encontrar para ingerir foi água. "O mais difícil foi a primeira semana e meia. Tinha que saber o que podia ou não comer e foi complicado. Mas depois fui me acostumando (a ler as etiquetas dos produtos)", diz Harland à BBC Mundo.

Contudo, após o período de adaptação, seu corpo começou a sentir os benefícios da nova rotina alimentar. Ele passou a sentir mais energia e a levantar com mais facilidade. "Foi uma surpresa agradável, que não pensava que sentiria tão diferente fisicamente", comenta.

Uma médica analisou os exames de Sacha e concluiu que ele perdeu 4 kg, reduziu o colesterol em 8% e na pressão sanguínea. Contudo, alguns especialistas criticam a validade científica do estudo. "Além disso, não é um estudo controlado, porque não leva em conta outros fatores (além da mudança de dieta) ou mudanças que o jovem possa ter feito consciente ou inconscientemente, como, por exemplo, fazer mais exercícios", afirma Eduard Baladía, coordenador da revista Evidência Científica e membro da Fundação Espanhola de Dietistas-Nutricionistas.

Sacha concluiu, com seu experimento, que vai tentar equilibrar sua alimentação, consumindo ainda açúcares mas sem exagerar. "Optar por um ou pelo outro pode ter deixar realmente infeliz", finaliza. O documentário já foi assistido quase 7 milhões de vezes e pode ser conferido no youtube, neste link.

Leia também: Sonolência e confusão mental podem ser sinais de AVC

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 14 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 18 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 20 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 19 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

fama Emergência Médica Há 12 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 18 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

mundo Avião Há 19 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 19 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 11 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 13 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca