Catapora aumenta durante a primavera; saiba mais

Infectologista explica principais sintomas e tratamento sobre a doença, comum nesta estação

© iStock

Lifestyle Infeção 31/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Bolhas vermelhas na pele espalhadas por todo corpo que causam coceira, febre, fadiga e perda de apetite são alguns dos sintomas da varicela, mais conhecida como catapora. A doença é caracterizada como uma infecção viral altamente contagiosa, mas benigna é causada pelo vírus varicela zoster, muito comum durante este período do ano e que acomete em sua maioria as crianças.

PUB

A transmissão acontece por meio do contato com secreções respiratórias ou objetos contaminados pelo doente, da mãe para o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação e pode ocorrer de um a dois dias antes do aparecimento das lesões e até seis dias depois.

Segundo a presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, Thaís Guimarães, a catapora é uma doença comum, mas que pode desenvolver sérias complicações em alguns casos, como: infecção bacteriana secundária; doença invasiva por estreptococos do grupo A (fasciite necrotizante e síndrome do choque tóxico) e pneumonia (causada pelo próprio vírus ou como resultado da infecção bacteriana secundária). Também podem ocorrer complicações neurológicas, como a cerebelite e encefalite. Mais raramente, osteomielite, artrite, varicela hemorrágica e a síndrome de Reye.

Além disso, devem tomar muito cuidado com a doença pacientes que estão com a imunidade baixa devido ao tratamento de outras complicações, como HIV e câncer, gestantes, recém-nascidos e aqueles que em algum momento da vida tiveram catapora. Por isso, aos primeiros sintomas é necessário procurar um serviço de saúde para que um profissional possa indicar o melhor tipo de tratamento e avaliar a gravidade do caso.

Não há tratamento específico para a catapora, mas há medicamentos e medidas simples que são capazes de aliviar os sintomas. “Fazer compressas de água fria para ajudar a reduzir a coceira provocada pelas vesículas, não se deve coçar as feridas, evitando infecções e cicatrizes, faça repouso e beba bastante líquido. A vacinação nos primeiros anos de vida do indivíduo também é uma opção 97% eficaz, pois previne a doença ou a torna muito moderada”, finaliza o especialista.

Leia também: 4 recomendações fundamentais para manter o peso

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 23 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 8 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

politica Polícia Federal Há 8 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

brasil Brasil Há 3 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA 21/11/24

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Oscar 21/11/24

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'

economia Carrefour Há 6 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Segunda chance Há 21 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

justica Itaúna Há 8 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

esporte Campeonato Brasileiro Há 22 Horas

Veja o que o São Paulo precisa fazer para se garantir na Libertadores de 2025