Catapora aumenta durante a primavera; saiba mais

Infectologista explica principais sintomas e tratamento sobre a doença, comum nesta estação

© iStock

Lifestyle Infeção 31/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Bolhas vermelhas na pele espalhadas por todo corpo que causam coceira, febre, fadiga e perda de apetite são alguns dos sintomas da varicela, mais conhecida como catapora. A doença é caracterizada como uma infecção viral altamente contagiosa, mas benigna é causada pelo vírus varicela zoster, muito comum durante este período do ano e que acomete em sua maioria as crianças.

PUB

A transmissão acontece por meio do contato com secreções respiratórias ou objetos contaminados pelo doente, da mãe para o bebê durante a gravidez, parto ou amamentação e pode ocorrer de um a dois dias antes do aparecimento das lesões e até seis dias depois.

Segundo a presidente da Sociedade Paulista de Infectologia, Thaís Guimarães, a catapora é uma doença comum, mas que pode desenvolver sérias complicações em alguns casos, como: infecção bacteriana secundária; doença invasiva por estreptococos do grupo A (fasciite necrotizante e síndrome do choque tóxico) e pneumonia (causada pelo próprio vírus ou como resultado da infecção bacteriana secundária). Também podem ocorrer complicações neurológicas, como a cerebelite e encefalite. Mais raramente, osteomielite, artrite, varicela hemorrágica e a síndrome de Reye.

Além disso, devem tomar muito cuidado com a doença pacientes que estão com a imunidade baixa devido ao tratamento de outras complicações, como HIV e câncer, gestantes, recém-nascidos e aqueles que em algum momento da vida tiveram catapora. Por isso, aos primeiros sintomas é necessário procurar um serviço de saúde para que um profissional possa indicar o melhor tipo de tratamento e avaliar a gravidade do caso.

Não há tratamento específico para a catapora, mas há medicamentos e medidas simples que são capazes de aliviar os sintomas. “Fazer compressas de água fria para ajudar a reduzir a coceira provocada pelas vesículas, não se deve coçar as feridas, evitando infecções e cicatrizes, faça repouso e beba bastante líquido. A vacinação nos primeiros anos de vida do indivíduo também é uma opção 97% eficaz, pois previne a doença ou a torna muito moderada”, finaliza o especialista.

Leia também: 4 recomendações fundamentais para manter o peso

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia