© agenzia spaziale italiana
Foram publicadas nesta terça-feira (1) as primeiras imagens de satélite da cidade de Nórcia, na Itália, devastada pelo terremoto de 6,5 graus de magnitude que atingiu a zona central do país no último domingo (30). As fotos foram tiradas pelo aparelho Cosmo SkyMed, da Agência Espacial Italiana (ASI), e comparam a situação da cidade antes e depois do abalo sísmico.
PUB
As primeiras imagens foram gravadas em Nórcia às 5h50 do dia 30 de outubro, horas antes do terremoto, ocorrido às 7h40. O satélite passou de novo pela cidade após o terremoto, às 5h50 de 31 de outubro. A análise foi elaborada pela empresa e-Geos, que já estava estudando os danos dos outros terremotos sentidos na zona central da Itália nos últimos dois meses.
No mapa, foram sinalizados de vermelho os pontos que desabaram no terremoto ou que sofreram algum dano. Excluindo as áreas de vegetação, quase todos os quarteirões com imóveis construídos possuem a sinalização vermelha.
"Os sensores detectam pequenas variações, por isso, o ideal é fazer uma análise mais detalhada sobre o tipo e a escala de cada dano", orientou a e-Geos. Nórcia é tida como a cidade mais afetada pelo terremoto de domingo, assim como Amatrice foi a mais atingida pelo abalo sísmico de 24 de agosto.
Localizada na região da Úmbria, província de Perúgia, Nórcia tem cerca de 4,6 mil habitantes e uma área de apenas 274 km². Em uma zona da cidade, Castelluccio, a terra chegou a afundar 70 centímetros devido ao terremoto. (ANSA)
Leia também: EUA e Rússia discutem possível missão conjunta a Vênus