© DR
Os primeiros minutos no trabalho são determinantes para estabelecer a produtividade. Especialistas indicam que as atitudes que se toma assim que se pisa no escritório definem a capacidade de concluir todas as tarefas ou ditar a tendência para a procrastinação nas horas seguintes.
PUB
E para provar como é importante tomar alguns decisões corretas nos primeiros minutos de trabalho, o site Business Insider reuniu tudo aquilo que a ciência já descobriu sobre os hábitos que arruínam um dia de trabalho – e, quem sabe, o sucesso de um projeto.
1 – Chegar tarde. Chegar minutos depois da hora de entrada não só pode comprometer o tempo que se tem para concluir tarefas, como faz com que os chefes avaliem negativamente o trabalho e a performance do funcionário, revela um estudo publicado na APA PsycNET.
2 – Não cumprimentar os colegas. Chegar ao trabalho sem dizer ‘bom dia’ pode criar um clima ruim no trabalho e fazer com que os chefes desconfiem das competências técnicas da pessoa.
3 – Beber café. Aproveitar os primeiros minutos de trabalho para beber um café pode ser ruim por dois motivos: primeiro por causa da pausa que é feita minutos depois de se ter começado a trabalhar; segundo por causa da hora que se bebe café, pois somente depois das 9h30 é que a cafeína melhora os níveis de produtividade, como diz um estudo citado pelo Business Insider.
4 – Responder a todos os e-mails. Tratar da correspondência assim que se chega ao local de trabalho é fundamental, contudo, os primeiros dez minutos não devem servir para responder a todos os e-mails da caixa de entrada, até porque dez minutos não seria suficiente para isso. Diz o especialista Michael Kerr que o primeiro contato com a caixa de e-mail deve ser para organizar a correspondência, criando uma ordem de urgência na resposta.
5 – Começar a trabalhar sem planejar o dia. Todas as empresas têm aquele funcionário que mal senta na cadeira começa a trabalhar, e que no meio do dia parece perdido entre trabalhos. A culpa está na falta de organização, que deve acontecer nos primeiros minutos.
6 – Começar pelo fácil. Um erro comum cometido nos primeiros minutos de trabalho e que pode comprometer a produtividade por completo é a tendência para começar com as tarefas mais fáceis, deixado as complexas para o fim. Um erro, como indica um estudo da Santford and Shai Danzinger of Ben-Gurin University.
7 – Querer fazer tudo ao mesmo tempo. A ciência já provou que a tendência multitasking apenas compromete a produtividade, especialmente quando as pessoas querem fazer tudo ao mesmo tempo nos primeiros minutos de trabalho.
8 – Ir contrariado. Ok, as segundas-feiras são difíceis, assim como as terças, as quartas, as quintas e até as sextas-feiras, especialmente quando coincidem com o final do prazo para concluir um projeto, contudo, os pensamentos negativos nos primeiros minutos de trabalho podem condicionar não só a produtividade como o bem-estar.
Leia também: Cientistas criam remédio contra depressão que faz efeito em minutos