Testes atingem maior velocidade de dados em uma rede na América Latina

Operadora agregou as frequências de 2.600 e 1.800MHz em Araras/SP e atingiu velocidades de até 682 Mbps, com média de 652 Mbps

© Divulgação

Tech telefonia 01/11/16 POR Notícias Ao Minuto

A Claro anunciou, juntamente com a Ericsson e a Qualcomm Technologies, Inc., subsidiária da Qualcomm Incorporated, a finalização dos testes com a tecnologia agregando as frequências de 2.600 e 1.800MHz. O projeto piloto, que aconteceu em Araras, no interior de São Paulo, alcançou velocidades de até 682 Mbps. Dessa forma, será possível obter uma experiência de navegação próxima ao conceito 5G.

PUB

Nos testes realizados em Rio Verde, em dezembro do ano passado, foram agregadas além das frequências de 2.600 e 1.800MHz, a de 700MHz, adquirida em Leilão. Na ocasião, cada faixa possuía apenas uma banda liberada. Em Araras, local escolhido para o projeto, a faixa de 2.600MHz já opera com duas bandas liberadas, ampliando a capacidade da frequência utilizada.

"Este é um importante passo para a evolução das redes de telefonia celular no Brasil. Este trabalho teve início há meses, com os testes de Rio Verde, onde atingimos velocidade de 300 Mbps em nossa rede. Agora, estamos mais que duplicando este resultado, mesmo sem a liberação da faixa de 700 MHz, ainda em andamento”, afirma André Sarcinelli, diretor de engenharia da Claro.

Para atingir esta velocidade, além das frequências agregadas, foram realizadas melhorias de software para as redes LTE disponíveis hoje. As características combinadas incluem a utilização das tecnologias 4X4 MIMO, que dobra a capacidade de transferência de dados transmitidos para o smartphone do usuário, permitindo assim maior capacidade e taxa de transferência de dados; e LTE 256 QAM, que amplia a modulação no espectro disponível e melhora a eficiência da rede multiplicando a taxa de transferência por 1,33 para os terminais móveis. O piloto utilizou um terminal de testes com o modem Qualcomm® Snapdragon™ X16 LTE.

"Os padrões LTE-A e Gigabit LTE vão permitir às operadoras oferecerem maior aumento de velocidade a seus clientes, conforme caminhamos para o 5G", disse Eduardo Ricotta, vice-presidente da Ericsson responsável pela unidade de negócio no Brasil.

"O modem Snapdragon X16 LTE da Qualcomm é uma das mais recentes inovações na tecnologia móvel, além de um importante marco no caminho rumo ao 5G. Estamos muito confiantes em colaborar com esses líderes do setor – Claro e Ericsson –, para trazermos essas inovações para os usuários brasileiros”, afirma Rafael Steinhauser, vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm América Latina.

Rio Verde

Em dezembro de 2016, a Claro foi a primeira operadora a realizar testes com a frequência de 700MHz em um ambiente externo no país. O projeto piloto com a tecnologia 4,5G agregou três frequências: 700, 2.600 e 1.800MHz. Com a combinação, foi possível alcançar velocidade próximas a 300Mbps.

Leia também: Obama entra no Snapchat para apoiar Hillary

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 18 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

politica Brasil Há 20 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

fama Luciano Camargo Há 19 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

fama Gisele Bündchen Há 19 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

mundo Casamento Há 20 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

fama Silvio Santos Há 17 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 18 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 18 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas Há 18 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

politica Atentado Brasília Há 12 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília