Condições iniciais garantem o sucesso do leilão

As condições iniciais estabelecidas pelo governo federal já garantem que a licitação de Libra será um sucesso do ponto de vista do governo, mesmo que seja disputado por só um consórcio. "O mais importante é que as condições iniciais do leilão garantam o sucesso para a União, que é o bônus de assinatura e o porcentual de óleo que a União vai ficar", analisou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, que chegou no hotel aonde será realizado o leilão de Libra, o pri

© Agência Brasil

Economia EPE 21/10/13 POR Agencia Estado

Tolmasquim defendeu o fato de a Petrobras ser a operadora exclusiva do pré-sal. Além de permitir que a empresa amplie o conhecimento geológico do pré-sal, essa condição garante que as encomendas de equipamentos e serviços para a exploração dos recursos da região sejam atendidas pela indústria nacional e por universidades brasileiras. "O fato de ter uma operadora nacional garante um efeito positivo para o País", justificou.

PUB

Tolmasquim comparou o pré-sal brasileiro à agência espacial americana Nasa no sentido de permitir o desenvolvimento de tecnologias em território nacional. "O pré-sal permitirá desenvolver tanto a parte da pesquisa & desenvolvimento quanto a parte da indústria nacional", afirmou. Se o pré-sal fosse operado por empresas estrangeiras, Tolmasquim argumentou que as pesquisas seriam realizadas por universidades estrangeiras e as encomendas de equipamentos e serviços seriam feitas no exterior.

Apesar das críticas e dos questionamentos, Tolmasquim classificou o dia de hoje como histórico para o Brasil por marcar o início da exploração do pré-sal sob o regime de partilha. "Essa riqueza vai ser muito importante para o País, ainda mais que os recursos estão indo para a educação e será possível alavancar a indústria nacional. É um momento importante e simbólico para o País", afirmou o presidente da EPE, destacando que, pelo modelo de partilha, o petróleo irá pertencer à União, o que irá conferir ao Brasil um novo peso na geopolítica internacional.

Expectativa é boa

O presidente apontado da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), Oswaldo Pedrosa Junior, se mostrou otimista com a realização do leilão da área de Libra, nesta tarde. "A expectativa para o leilão é boa", disse o líder da empresa que vai gerir os contratos de partilha do pré-sal.

Executivos das principais empresas envolvidas continuam reunidos em quartos, no hotel onde será realizada a disputa na zona Oeste do Rio. Representantes da área jurídica de Shell e Total estão no hotel, assim como de CNOOC e CNPC. O leilão deve começar às 15h.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Escândalo Há 19 Horas

Diddy teria obrigado funcionário a limpar "sangue e urina" das orgias

mundo Cazaquistão Há 20 Horas

Homem que filmou despedida à mulher durante queda de avião sobreviveu

economia Aposentados Há 15 Horas

Aposentadorias do INSS com reajuste serão pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro

brasil Urgência Há 19 Horas

Avião da Latam declara emergência após decolar de Brasília e faz pouso forçado

fama Despedida Há 13 Horas

Familiares e amigos se despedem de Ney Latorraca

esporte Violência Há 12 Horas

Cunhado da irmã de Endrick, do Real Madrid, é morto a tiros no Distrito Federal

economia Trabalhadores Há 21 Horas

Salário mínimo subirá R$ 106 e novo valor passará a ser de R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro

fama Saúde Há 20 Horas

Preta Gil continua na UTI, mas apresenta melhora e já se alimenta por via oral

fama Ariana Grande Há 19 Horas

Sete anos depois da tragédia em Manchester, Ariana Grande faz doação

economia Trabalho escravo Há 20 Horas

Operários resgatados na BYD na Bahia devem voltar à China em janeiro