Líbano quer relações ‘estratégicas e promissoras’ com Rússia

Michel Aoun, ex-primeiro-ministro e general do exército, foi eleito presidente anteontem (31), após 45 tentativas de eleição

© Reuters

Mundo diplomacia 02/11/16 POR Notícias Ao Minuto

A Rússia desempenhou um papel fundamental para ajudar o Líbano a resolver o impasse político que impediu o país de eleger um presidente por mais de dois anos, disse à Sputnik Amal Abu Zeid, membro do bloco político libanês Mudança e Reforma.

PUB

Na entrevista à Sputnik Árabe, Amal Abu Zeid disse que o Líbano e a Rússia continuam reforçando suas relações "estratégicas e promissoras", especialmente devido aos depósitos de petróleo e gás do Líbano que deverão desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da cooperação energética entre os dois países.

"A Rússia ajudará o Líbano a produzir petróleo e gás, já que Moscou tem uma experiência efetiva neste campo. O presidente eleito Michel Aoun compreende como a Rússia ajudou o Líbano a nível diplomático a superar o hiato presidencial no país sem ter dado apoio direto a ninguém", disse ele.

Ele acrescentou que Michel Aoun incluirá a Rússia na lista de países que ele planeja visitar no futuro mais próximo.

"O presidente decide ele próprio essas questões, mas eu conheço sua posição sobre a Rússia e seu papel no Oriente Médio, portanto não tenho dúvidas de que o Presidente visitará a Rússia em breve", disse Abu Zeid. Quanto à política externa do Líbano na região árabe, ele citou Aoun, dizendo que é necessário estabelecer relações amistosas com todos os países árabes por várias razões, incluindo o fato de que o Líbano é membro e um dos fundadores da Liga Árabe.

Outro fator importante é o país desempenhar um papel fundamental na região do Mediterrâneo Oriental. De acordo com Abu Zeid, apesar do desacordo entre Aoun, o partido libanês Movimento Patriótico Livre e os países do Golfo, ainda é possível estabelecer boas relações diplomáticas e econômicas entre o Líbano e esses países.

"E também se deve ter em mente que um grande número de cidadãos libaneses trabalham nos países do Golfo, assim, um dos principais desafios é manter um bom nível de relações com os Estados Árabes com base no respeito pela independência e estabilidade do Líbano", assinalou ele.

Michel Aoun, ex-primeiro-ministro e general do exército, foi eleito presidente anteontem (31), após 45 tentativas de eleição que se prolongaram por mais de 2 anos.

Leia também: Rússia fará pausa humanitária em Aleppo para cidadãos escaparem

Saiba mais notícias de Mundo aqui. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 3 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Relacionamento Há 23 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Escândalo Há 20 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

fama Nicole Bahls Há 22 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

esporte Futebol Há 20 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

brasil Tragédia Há 19 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Música Há 4 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

fama Lgtbq+ Há 19 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 17 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

fama Relacionamento Há 21 Horas

Rumores apontam separação de Lilly Allen e David Harbour