Um estudo realizado pelo site OnePoll descobriu que as pessoas passam em média 2h11 minutos por dia estressadas. Isso é o equivalente a 15 horas por semana, 33 dias no ano e 5,5 anos do tempo médio de vida.
PUB
As questões que geram mais estresse são: estar atrasado, o trânsito, a saúde e os sogros.
O Daily Mail entrevistou duas especialistas, a Dra. Margaret Ritchie, professora na University of the West Scotland, e a Dra. Megan Arroll, psicóloga e autora do novo livro sobre síndrome do intestino irritável chamado ‘IBS – Navigating Your Way To Recovery’, e revela dez sinais que o corpo dá quando está muito estressado e o que fazer para combater o estresse:
1. Sente palpitações;
2. Perde ‘o fio à meada’, tem dificuldade em se concentrar;
3. Não consegue ficar parado, está muito inquieto;
4. Evita fazer sexo - a perda de libido pode ser tanto a causa como a consequência do estresse;
5. Sente dores no estômago - o intestino e o cérebro se comunicam, portanto, se a sua mente está estressada, os seus intestinos podem reagir com dor, obstipação e diarreia;
6. O sono é apenas um sonho distante – problemas tanto para dormir quanto para manter-se dormindo estão associados ao estresse de longo prazo.
7. Perde a voz - falar pode tornar-se difícil quando está particularmente estressado, pois a respiração pode ser perturbada.
8. Perde as ‘estribeiras’ - o estresse pode provocar irritabilidade, que pode gerar discussões com aqueles à sua volta;
9. Sente que o mundo está se fechando - sentir-se oprimido é um sinal comum de estresse insustentável.
10. Não consegue livrar-se do resfriado - o estresse prejudica a função imunológica, de modo que os resfriados e infecções podem ser mais frequentes e duradouros quando se está estressado.
O que fazer? As especialistas aconselham que faça exercícios de respiração para conseguir acalmar; use headphones que o isolem do ruído à sua volta; recite um poema na sua cabeça; delegue tarefas para não se sobrecarregar; faça um bolo ou cozinhe uma refeição para relaxar; mude a sua perspectiva sobre as coisas; beba água; crie tempo para você e evite a chateação.
Leia também: Menstruação altera o cérebro das mulheres, aponta estudo