Poluição aumenta risco de hipertensão, aponta estudo

A poluição do ar e sonora pode afetar negativamente o corpo, revela a ciência

© Reuters

Lifestyle PREJUDICIAL 04/11/16 POR Notícias Ao Minuto

A poluição do ambiente, incluindo a sonora e do ar, não é apenas incômoda. Muitas alergias são ocasionadas pelas partículas de fuligem que ficam suspensar no ar e o barulho constante da cidade podem gerar estresse, de acordo com jornal Zero Hora.

PUB

Agora, um estudo recente vem corroborar os malefícios da poluição do ar e sonora, e aponta que este tipo de poluição aumenta o risco de desenvolver hipertensão arterial. A pesquisa foi realizada pela Universidade Heinrich Heine de Dusseldorf, na Alemanha, com mais de 41.071 moradores da Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha e Espanha por cinco a nove anos. Publicado na revista médica European Heart Journal, o estudo revela que o risco é semelhante ao de estar acima do peso, com índice de massa corporal (IMC) de 25-30.

A pesquisa revelou que um adulto a mais por grupo de 100 pessoas, que viviam nas partes mais poluídas da cidade, desenvolveram pressão alta quando comparados aos grupos que moravam em locais com ar e ambiente mais puro.

De acordo com o estudo, a cada aumento de 5 microgramas da menor dessas partículas no ar aumentou em 20% o risco de hipertensão de quem vivia nas áreas mais poluídas. Vale ressaltar que nenhum dos voluntários tinha hipertensão quando começou o estudo. Ao todo, 15% das pessoas desenvolveram a doença ou começaram a tomar remédios para baixar a pressão.

No caso do excesso de barulho, os cientistas descobriram que quem vive em ruas barulhentas apresentam um risco 6% maior de desenvolver hipertensão quando comparados a moradores que vivem em locais com menos 20% de ruídos.

Os cientistas acreditam que a poluição do ar afeta o corpo causando inflamações e um maior acúmulo de radicais livres (o estresse oxidativo) e desequilíbrio no sistema nervoso. Já a poluição sonora afeta o funcionamento nervoso central.

"Nossos resultados mostram que a exposição a longo prazo à poluição ambiental particulada está associada a uma maior incidência de hipertensão autodeclarada", disse Barbara Hoffmann, autora do estudo juntamente com outros 33 cientistas.

Leia também: 10 sinais de que você está sob muito estresse

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 2 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 2 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 2 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 21 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 21 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 22 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 19 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 23 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

fama Fantasias Há 23 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

lifestyle Hipertensão Há 22 Horas

Cardiologista indica nove hábitos que previnem 'inimigo silencioso'