© REUTERS/Charles Platiau
A polícia francesa desmantelou nesta sexta-feira (4) um acampamento de imigrantes formado na zona nordeste de Paris após o fim do campo de Calais, no norte do país.
PUB
Segundo a Prefeitura, foram removidas 3,8 mil pessoas, entre refugiados e solicitantes de refúgio, principalmente somalis, sudaneses, afegãos e eritreus. A operação foi conduzida por cerca de 600 policiais, e os moradores do acampamento foram transferidos para centros de acolhimento do governo situados nos arredores da capital.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, afirmou que a zona evacuada será cercada para impedir a formação de novos barracos. "É o fim de uma favela indigna, a maior que já conhecemos", declarou a chefe municipal.
O número de solicitantes de refúgio na capital aumentou exponencialmente com a operação de desmantelamento do acampamento de Calais, onde eles haviam se acumulado na tentativa de cruzar o Canal da Mancha rumo ao Reino Unido.
De acordo com várias ONGs, essas pessoas escaparam do norte da França durante os trabalhos de evacuação e chegaram até Paris, se recusando a ir para os centros de acolhimento do governo. O campo de Calais abrigava cerca de 8 mil pessoas e terminou de ser esvaziado nesta semana. (ANSA)
Leia também: EI recruta "crianças soldados" a partir de 9 anos para a guerra