Consumo e geração de energia têm queda de 3% em outubro, diz CCEE

Houve ainda queda de 12,8% na produção das usinas térmicas, impactada pelo desempenho das usinas bicombustíveis (-73,7%) e a óleo diesel (-52,7%)

© Reuters

Economia Eletricidade 04/11/16 POR Estadao Conteudo

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 31 de outubro indicam queda de 3% na geração e no consumo de energia elétrica no País, na comparação com o mesmo período do ano passado, divulgou nesta sexta-feira, 4, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

PUB

Segundo o boletim InfoMercado Semanal, divulgado pela entidade, o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) alcançou 59.717 MW médios. Enquanto o mercado cativo, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, registrou queda de 7,9%, o mercado livre, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, teve aumento de 13% no consumo.

Em ambos os casos, o desempenho foi influenciado pela migração de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre (ACL). No caso do mercado livre, a CCEE destacou que, eliminando o impacto da chegada das novas cargas, houve uma redução de 0,9% no consumo.

Dentre os ramos da indústria monitorados pela CCEE, incluindo autoprodutores, consumidores livres e especiais, os maiores índices de consumo em outubro foram os registrados nos setores de comércio (78,9%), serviços (49,2%) e saneamento (45,7%), mas tais valores estão influenciados pela migração dos consumidores para o mercado livre. Já o consumo nos setores de extração de minerais metálicos (-15,3%) e de transportes (-3,2%) apresentou queda. Expurgando os efeitos de migração, os destaques foram os segmentos de saneamento (+8%), madeira, papel e celulose (+7,1%), metalurgia e produtos de metal (5%) e químico (0,1%).

Na geração, a CCEE registrou que houve a entrega de 62.174 MW médios ao SIN em outubro, com destaque para o incremento da produção eólica (+43,2%). Já a geração hidrelétrica, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que responde por 69,2% de toda energia gerada no País, caiu 2,8% em relação ao desempenho registrado no mesmo mês do ano passado. Houve ainda queda de 12,8% na produção das usinas térmicas, impactada pelo desempenho das usinas bicombustíveis (-73,7%) e a óleo diesel (-52,7%).

MRE

O boletim da CCEE também indicou a estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) gerem, em outubro, o equivalente a 85,6% de suas garantias físicas, ou 42.794 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este porcentual foi de 82%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 20 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 3 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 23 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 23 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

brasil Tragédia Há 21 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 22 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 21 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

fama Saúde Há 19 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil