© iStock
Os carboidratos são um macronutriente fundamental para o bom funcionamento do organismo e estão associados maioritariamente ao fornecimento de energia.
PUB
O consumo de carbos é importante, mas é preciso dosar a quantidade e, acima de tudo, saber escolher a melhor opção. Os carboidratos simples (de absorção rápida) devem ser evitados, uma vez que são compostos por cadeias muito pequenas que rapidamente são absorvidas pelo corpo. Nesta classificação encontram-se o pão branco, o macarrão, os alimentos processados e os doces.
A escolha dos carboidratos deve recair nos tipos complexos (de absorção lenta) e que são compostos por cadeias mais longas e mais difíceis de digerir – oferecendo energia durante mais tempo. Alguns tipos de fruta, vegetais e legumes encaixam-se neste leque, que inclui ainda os cereais e os grãos integrais.
Mas existem alguns alimentos que escondem carboidratos - e você pode encontrá-los onde menos espera. Como mostra o site Eat This, Not That!, este macronutriente está presente numa enorme variedade de alimentos e produtos, como é o caso daqueles que possuem o rótulo de ‘pouca quantidade de gordura’: esses alimentos reduzem a quantidade de gordura, mas compensam no açúcar.
As salsichas, os molhos prontos, o iogurte e a manteiga de amendoim industrializada – não aquela que é feita com amendoim e sal em casa – são alguns exemplos de alimentos que contêm carboidratos escondidos, assim como o vinagre balsâmico, o leite de vaca, as bebidas vegetais e os suplementos vitamínicos.
Leia também: Dietas prescritas por nutricionistas podem não ser confiáveis