© DR
PUB
Fazer uma má gestão da despensa ou não provar a comida antes de desligar o fogo são pequenos erros que fazem toda a diferença no resultado final das receitas. Cozinhar e manipular os alimentos é algo que está enraizado na cultura e, por vezes, os cozinheiros não têm tanto cuidado como deveria, pondo o sabor da comida em risco.
O Buena Vida destaca os erros simples de solucionar que você pode estar cometendo e que lhe impedem de ter mais sucesso na cozinha:
1. Não lavar as mãos. Não é só antes de cozinhar que deve lavar as mãos. Também deve higienizá-las durante a preparação da comida, pois em princípio irá manipular diferentes tipos de alimentos. Portanto, depois de colocar o frango na panela e antes de começar a cortar o tomate, por exemplo, deve lavar as mãos com sabão, a fim de evitar a contaminação cruzada de alimentos.
2. Cozinhar demais legumes e verduras. Cada alimento tem o seu tempo de cozedura e isso deve ser respeitado. Uma couve, por exemplo, precisa de cinco a seis minutos em água fervente para ficar ‘al dente’; já os espinafres só precisam de 10 segundos.
3. Não respeitar a organização da geladeira. Na parte de baixo devem ficar os legumes e verduras; já na parte de cima devem ficar carne e peixe, que devem estar embrulhados e protegidos. No meio deverão ficar os queijos e iogurtes e acima as bebidas.
4. Não provar a comida é um grande erro, pois só assim é possível corrigir o tempero e eventuais erros a tempo.
5. Usar o mesmo pano para tudo. O pano da cozinha acumula todos os germes do dia, por isso é importante que cada um cumpra uma única tarefa. Ou seja, nada de usar o pano de secar as mãos para secar a louça, por exemplo.
6. Não deixar a carne repousar. Para que a carne tenha sabor e os sucos não saiam no primeiro corte, você deve deixar a carne repousar uns minutos.
7. Cozinhar numa panela fria. Se você começar a cozinhar a carne numa frigideira fria, a comida vai ficar cozida com o vapor e adquiurir ma cor cinzenta, ao invés de caramelizar.
8. Usar os potes de especiarias até o fim. Em muitas cozinhas, as especiarias ficam esquecidas no fundo do armário e são usadas com tão pouca frequência que chegam a durar quatro anos. Nesse caso, não vale a pena querer esvaziar os potes: as especiarias em pó perdem as suas características essenciais muito rápido, por isso é melhor usar as especiarias em grão, e ainda consegue poupar.
Leia também: Ciência revela a sobremesa mais saudável (e saborosa) do mundo