© DR
Larry Good, gastroenterologista, destaca que todo mundo possui fezes específicas e com características próprias. O especialista revela à revista Prevention que algumas pessoas tendem a ter fezes aquosas e que isso pode não ter qualquer problema. Então quando a diarreia deve ser motivo de preocupação?
PUB
O especialista destaca que a chave é prestar atenção ao que é normal para o seu corpo. Ou seja, você deve ter atenção à sua rotina intestinal para poder notar se há algo de diferente e se essa diferença for muito grande, repentina e duradoura, deve falar com o seu médico.
Por exemplo: se de repente você começa a ter diarreia – quando as suas fezes sempre foram sólidas – e a condição não passa em poucos dias é tempo de falar com o seu médico.
O instituto nacional norte-americano da Diabetes e das Doenças Digestivas e Renais sugere ainda que os adultos que têm diarreia mais de dois dias seguidos devem procurar ajuda. Se houver febre, sangue ou pus nas fezes, o ideal é ir a um médico imediatamente.
As causas para a diarreia podem ser as mais diversas: uma infecção viral ou bacteriana, uma intolerância ou alergia alimentar, uma condição crônica chamada síndrome do intestino irritável ou um efeito colateral de uma medicação.
Mas se os problemas intestinais vierem acompanhados por outros sintomas como perda de peso, anemia ou dor forte, pode ser algo grave, como câncer do cólon.
Leia também: 8 alimentos com (muitos) carboidratos que você nem imagina