© DR
Ashwagndha. Muito complicado de dizer? Então chame de ginseng indiano. Esta é uma das plantas medicinais mais usadas e mais aclamadas pelo seu efeito bipolar. Sim, a ashwagndha tanto dá energia, como ajuda a acalmar.
PUB
Como revela o site Food Matters, esta planta – que pode ser ainda chamado de ‘cheiro de cavalo’ pelo seu aroma característico - é a melhor aliada natural no combate à ansiedade, uma vez que regula eficazmente os hormônios, reduzindo os níveis de nervosismo e estresse. Ela é também uma aliada no combate à fadiga, melhorando os níveis de energia e disposição. Parece estranho, mas a ashwagndha consegue ter dois efeitos opostos e o segredo está na sua capacidade de regular os hormônios sempre que necessário.
Quando consumida – em forma de infusão, uma vez que é na sua raiz que está o segredo -, a ashwagndha tem no corpo o efeito de um tônico, capaz ainda de reduzir o risco de inflamação, infecção e envelhecimento precoce.
A ciência vem analisando o impacto desta planta no corpo humano e um estudo de 2012 concluiu que um tratamento à base de ashwagndha ajuda a reduzir em 28% os níveis de cortisona, o hormônio do estresse. E como se não bastasse, melhora ainda os sintomas de depressão, insônia, disfunção social e produtividade.
O consumo desta planta deve ser feito com moderação e sob acompanhamento médico, não sendo recomendada a ingestão por parte de pessoas com diabetes, com problemas de pressão sanguínea e grávidas ou lactantes.
Leia também: Abraços protegem contra estresse, depressão e doenças, diz estudo