© DR
A culpa é sempre do último copo ou do jantar que não caiu beml. O excesso de bebidas alcoólicas é o grande culpado do mal estar sentido no dia seguinte, após uma noitada.
PUB
Segundo a revista Prevention, estes são os maiores mitos sobre a ressaca no qual as pessoas devem deixar de acreditar o quanto antes:
Mito 1 – A melhor forma de curar uma ressaca é voltar a beber. Ingerir bebidas alcoólicas num dia de ressaca apenas vai retardar a recuperação do corpo.
Mito 2 – Tomar dois analgésicos antes de dormir impede a ressaca no dia seguinte. Não há milagres, nem mesmo com a ingestão de medicamentos, uma vez que o álcool em excesso inflama de tal modo o fígado e o cérebro que não há remédio que atue quando se está alcoolizado.
Mito 3 – Comer pão antes de beber ajuda a absorver o álcool. Ter comida no estômago antes de começar a beber ajuda a que a absorção do álcool seja mais lenta, contudo, o pão não age como uma esponja, por isso, não vai fazer com que não fique alcoolizado.
Mito 4 – Dormir muito ajuda a curar a ressaca. Pelo contrário! Como explicam os médicos à Prevention, se há coisa que as pessoas não devem fazer quando estão de ressaca é ficar na cama por horas, pois o corpo precisa de movimentação e o sangue precisa fluir corretamente para expulsar o álcool.
Mito 5 – Não há melhor remédio para a ressaca do que um café da manhã bem gorduroso e calórico. O consumo de fast-food ou de alimentos processados após uma noite de excessos apenas vai deixar o estômago ainda mais sensível e prolongar a sensação de ressaca.
Mito 6 – Um café e tudo vai ficar bem. Nada disso, tal como acontece com os alimentos calóricos e gordurosos, o café apenas vai intensificar a sensibilidade do estômago.
Mito 7 - Escolher bem as bebidas ajuda a evitar a ressaca. Talvez, mas a verdade é que na presença de excessos (seja de cerveja, vinho, vodka, whisky, etc.), não há bebida que faça milagres.
Mito 8 - Beber cerveja antes do licor ajuda a prevenir a ressaca. Não, mais uma vez, tudo depende da quantidade. Sim, de nada vale evitar misturas quando o consumo de uma única bebida é exagerado.
Leia também: Confira os melhores países para comprar vinho