8 mitos sobre a ressaca que você deve esquecer

O café não cura, nem tão pouco o pão previne a maldita dor de cabeça do dia seguinte

© DR

Lifestyle ÁLCOOL 08/11/16 POR Notícias Ao Minuto

A culpa é sempre do último copo ou do jantar que não caiu beml. O excesso de bebidas alcoólicas é o grande culpado do mal estar sentido no dia seguinte, após uma noitada.

PUB

Segundo a ciência, a melhor forma de prevenir a ressaca é através da abstinência ou, pelo menos, do consumo moderado. Mas para quem gosta de cometer um ou outro excesso de vez em quando, a melhor forma de saber lidar com a ressaca passa, em grande parte, por não dar ouvidos a um vasto leque de mitos e teorias que nascem e que nada mais fazem do que enganar as pessoas.

Segundo a revista Prevention, estes são os maiores mitos sobre a ressaca no qual as pessoas devem deixar de acreditar o quanto antes:

Mito 1 – A melhor forma de curar uma ressaca é voltar a beber. Ingerir bebidas alcoólicas num dia de ressaca apenas vai retardar a recuperação do corpo.

Mito 2 – Tomar dois analgésicos antes de dormir impede a ressaca no dia seguinte. Não há milagres, nem mesmo com a ingestão de medicamentos, uma vez que o álcool em excesso inflama de tal modo o fígado e o cérebro que não há remédio que atue quando se está alcoolizado.

Mito 3 – Comer pão antes de beber ajuda a absorver o álcool. Ter comida no estômago antes de começar a beber ajuda a que a absorção do álcool seja mais lenta, contudo, o pão não age como uma esponja, por isso, não vai fazer com que não fique alcoolizado.

Mito 4 – Dormir muito ajuda a curar a ressaca. Pelo contrário! Como explicam os médicos à Prevention, se há coisa que as pessoas não devem fazer quando estão de ressaca é ficar na cama por horas, pois o corpo precisa de movimentação e o sangue precisa fluir corretamente para expulsar o álcool.

Mito 5 – Não há melhor remédio para a ressaca do que um café da manhã bem gorduroso e calórico. O consumo de fast-food ou de alimentos processados após uma noite de excessos apenas vai deixar o estômago ainda mais sensível e prolongar a sensação de ressaca.

Mito 6 – Um café e tudo vai ficar bem. Nada disso, tal como acontece com os alimentos calóricos e gordurosos, o café apenas vai intensificar a sensibilidade do estômago.

Mito 7 - Escolher bem as bebidas ajuda a evitar a ressaca. Talvez, mas a verdade é que na presença de excessos (seja de cerveja, vinho, vodka, whisky, etc.), não há bebida que faça milagres.

Mito 8 - Beber cerveja antes do licor ajuda a prevenir a ressaca. Não, mais uma vez, tudo depende da quantidade. Sim, de nada vale evitar misturas quando o consumo de uma única bebida é exagerado.

Leia também: Confira os melhores países para comprar vinho

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 16 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 1 Hora

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 17 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 21 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 19 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino