Renan: eleição de Trump não afeta relação dos EUA com Brasil

Trump é o 45º presidente dos EUA. Ele derrotou Hillary numa vitória que, até a linha de chegada, contrariou a maioria das pesquisas eleitorais

© Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Política Diplomacia 09/11/16 POR Folhapress

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), cumprimentou, no fim da tarde desta quarta-feira (9), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

PUB

O peemedebista avaliou que a surpreendente vitória do republicano sobre a adversária democrata, Hillary Clinton, foi "absolutamente" e não vai afetar as relações do país com o Brasil.

"O Brasil está preparado para ter uma relação institucional cada vez mais qualitativa. Aproveito a oportunidade para, em nome do Parlamento brasileiro, cumprimentar o presidente eleito", afirmou Renan.

Mais cedo, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, desejou a Trump "um bom governo" e que sua eleição "ajude a retomar o crescimento da economia global". "É cedo para avaliar. O comportamento dos mercados, hoje pela manhã, foi razoavelmente tranquilo", disse.

O ministro José Serra (Relações Exteriores) também comentou a vitória do republicano mais cedo e disse esperar que o "jogo" do republicano seja melhor que o "treino", em referência a promessas polêmicas que o bilionário fez durante sua campanha.

"Agora, tendo o resultado da eleição, vamos olhar os interesses do nosso país e fazer votos para que ele [Trump] se saia bem e abra posições positivas em relação ao mundo e ao Brasil", declarou Serra. Três meses atrás ele chegou a dizer que uma vitória de Trump seria um "pesadelo".

O presidente Michel Temer disse em entrevista que a vitória do bilionário "não mudaria em nada" a relação com o Brasil. Ele enviou um telegrama a Trump em que desejou "pleno êxito" a ele e disse estar certo de que os dois países trabalharão juntos para estreitar "laços de amizade e cooperação".

Trump é o 45º presidente dos EUA. Ele derrotou Hillary numa vitória que, até a linha de chegada, contrariou a maioria das pesquisas eleitorais. O republicano será o primeiro presidente dos Estados Unidos sem uma carreira política. Com informações da Folhapress. 

Leia também: Serra espera que "jogo" de Trump seja melhor que "treino"

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 21 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 21 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 22 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 22 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 22 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 21 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 22 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 23 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad

fama PRETA-GIL Há 22 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável