Imóvel do Estado pode financiar previdência de servidor

A medida poderia gerar receita para a previdência do funcionalismo, que está em desequilíbrio

© Reprodução

Economia deficit 13/11/16 POR Folhapress

Para ajudar a socorrer a previdência dos servidores nos Estados e na União, especialistas defendem que os governos devam transferir ativos, como imóveis, aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

PUB

A medida poderia gerar receita para a previdência do funcionalismo, que está em desequilíbrio. A União, cada um dos Estados e as maiores cidades têm seus próprios regimes, separados do INSS.

Em 2015, o deficit desses regimes (União, Estados e municípios) somou R$ 126,7 bilhões —apenas os Estados e o Distrito Federal responderam por R$ 60,9 bilhões.

Para os imóveis, por exemplo, a proposta é que os regimes coloquem esses bens em um fundo de investimento imobiliário, que ficaria responsável pela gestão. A partir daí, o fundo poderia vender cotas para o Tesouro.

Especialista em assuntos previdenciários, o consultor de Orçamento da Câmara Leonardo Rolim aponta que, além de imóveis, podem ser transferidos royalties, ações de empresas públicas e concessão para operação de sistema de transporte público.

"É o primeiro caminho para buscar equilibrar a Previdência. Se você tem uma dívida, tem que pensar: 'Posso pagar com parte do meu salário?'. Se não posso, tenho que vender patrimônio", disse. "É melhor que tirar mais dinheiro da sociedade para pagar aposentadoria."

Segundo Rolim, a medida deve vir ao lado de mudanças nas regras de aposentadoria, que o governo quer enviar ao Congresso neste ano.

"Se a gente não fizer isso [aporte de ativos], a reforma será mais um remendo, como foram reformas anteriores."

Só depois disso, segundo ele, é que os governos podem considerar a aplicação de uma alíquota suplementar de contribuição dos servidores e do governo. "Aumentar contribuição é o último caso."

Nos últimos dias, chamou a atenção a decisão do governo do Rio de aumentar para 30% a contribuição de servidores e aposentados. A medida foi alvo de decisão liminar que barrou a alta da taxa.

O presidente do Comitê dos Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz), André Horta, que é também secretário de Tributação do Rio Grande do Norte, argumenta que a discussão sobre o aporte é um item apenas "complementar" na discussão sobre a reforma da Previdência.

"É preciso intervenção sustentável nas receitas previdenciárias. Já houve diversas renúncias e precisamos rever isso", disse. "Não dá para fazer reforma só na tesoura."

No governo federal, a Folha apurou que a avaliação é que o debate sobre o aporte de ativos, que um técnico classificou como "bastante razoável", poderia ocorrer só após a conclusão da proposta de reforma da Previdência.

Para o regime geral da Previdência, que vale para os trabalhadores da iniciativa privada, centrais sindicais recomendam a venda de imóveis para ajudar a pagar a conta.

Nesse caso, no entanto, a sugestão é que sejam negociados imóveis que o INSS já possui e que estão ociosos. Para especialistas, o valor seria pequeno perto do deficit. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia