© Reuters
Tido como uma promessa quando deixou a universidade de Syracuse, principalmente por sua capacidade defensiva, Fab Melo ainda não se encontrou na NBA. Escolhido no Draft da temporada passada pelo Boston Celtics, o pivô teve poucas oportunidades, atuou em apenas seis partidas e acabou passando muito tempo na D-League, uma espécie de liga inferior da NBA.
PUB
Ao fim da última temporada, Fab Melo foi envolvido em uma troca com o Memphis Grizzlies, mas sequer teve a oportunidade de estrear pelo time do Tennessee e acabou dispensado. No início de setembro assinou com o Dallas Mavericks e chegou a atuar em três jogos da pré-temporada. Teve médias 1,7 ponto e 2 rebotes nos 8,9 minutos em que ficou em quadra, não agradou e agora terá que procurar outra equipe para permanecer na liga.
Com a dispensa, o Brasil tem cinco representantes vinculados a equipes da NBA no momento: os pivôs Nenê (Washington Wizards), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Tiago Splitter (San Antonio Spurs) e Vitor Faverani (Boston Celtics) e o armador Scott Machado (Utah Jazz). Além de Fab Melo, o ala/armador Leandrinho luta por um lugar na liga na próxima temporada.