Rotulagem de alimentos contribui com escolhas mais saudáveis

Informação é essencial para que as pessoas façam melhores escolhas

© iStock

Lifestyle INFORMAÇÃO 14/11/16 POR Notícias Ao Minuto

Incluir informações mais didáticas nos rótulos de produtos industrializados pode contribuir para a redução nos índices de obesidade no Brasil. Isso é o que defende o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) 2017-2018, João Caetano Marchesini. O cirurgião paranaense apresenta nesta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Paraná, um Projeto de Lei que dispõe sobre a diferenciação tributária e rotulagem para alimentos gordurosos e industrializados no estado.

PUB

A iniciativa é pioneira no país e servirá como modelo para um Projeto de Lei que deverá ser apresentado em âmbito nacional como forma de combater o avanço da obesidade no Brasil.

Todo o texto do Projeto de Lei possui embasamento científico. Caetano Marchesini coordenou uma equipe de especialistas - da área médica e da nutrição e que atuam como pesquisadores em Universidades do Paraná - em um estudo que mostrou como a rotulagem de produtos pode levar as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis na hora de consumir produtos. Durante a apresentação o presidente eleito da SBCBM também mostrará os dados e as consequências econômicas da obesidade.

O trabalho resultou na elaboração de selos de identificação diferenciados, conforme o teor de nutrientes contidos em alimentos industrializados e embalados líquidos e sólidos. São quatro cores de selos que - de acordo com a quantidade de açúcares, gordura total, gordura saturada, sódio e fibras - pode ser dourado (para um produto saudável), chegando até ao selo vermelho (que faz um alerta para o consumo).

ALERTA - Segundo Marchesini, a obesidade está diretamente associada, na maioria dos casos, ao aumento da ingestão de energia e ao alto consumo de alimentos ultraprocessados.

“A interpretação de rótulos e informações nutricionais de alimentos embalados deve ser facilitada para que a população possa fazer escolhas autônomas, saudáveis e adequadas”, defende o médico. “Vamos apresentar um estudo cientifico que comprova a mudança na escolha das pessoas quando elas são alertadas de que determinado alimento não faz bem à saúde”, conta Marchesini.

O médico explica que os alimentos ultraprocessados devem ser evitados, pois são ricos em gorduras e açúcares, contém quantidades excessivas de sódio, além de alto teor de gorduras saturadas e hidrogenadas para estender a duração na prateleira, intensificar sabor, cobrir sabores indesejáveis dos aditivos e das substâncias geradas pelas técnicas utilizadas em sua fabricação.

“Além disso, os alimentos ultraprocessados são pobres em fibras, vitaminas, minerais e outras substâncias que estão naturalmente presentes nos alimentos in natura e minimamente processados como, por exemplo, os grãos, verduras, legumes e frutas”, reforça Marchesini.

Trajetória - Caetano Marchesini possui estudos publicados em revistas internacionais e capítulos escritos em livros. Além disso, coordena um dos principais cursos para formação de novos cirurgiões bariátricos do Brasil e da América Latina. Marchesini contribuiu com a formulação de Projetos de Lei para o combate à obesidade no Paraná e no Brasil e, atualmente, continua atuando com equipe de pesquisas para reduzir a obesidade entre jovens e crianças.

Leia também: Conheça o incrível método japonês que combate o estresse

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 8 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 22 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 9 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 23 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 9 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

tech Aplicativo Há 8 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 16 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 8 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo