Feriado chuvoso em SP tem volta antecipada e bônus em pousada

Viajantes ainda passaram pelos congestionamentos nas rodovias, comuns nessas datas

© DR

Brasil Frustração 14/11/16 POR Folhapress

Motivado pelo calor da semana passada, que chegou a ter 32,8ºC de temperatura máxima na sexta-feira (11), o paulistano que desceu a serra na esperança de aproveitar o feriado prolongado na praia acabou se frustrando.

PUB

Os três dias até aqui foram de tempo fechado e chuva, o que fez com que muita gente antecipasse a volta: na tarde desta segunda-feira (14), mais de dois terços dos 277 mil veículos que chegaram ao litoral sul paulista pelo sistema Anchieta-Imigrantes desde sexta já tinha voltado.

A "roubada" levou até a pousadas oferecem créditos de diárias a seus clientes como compensação pelos dias perdidos. José Francisco da Silva, 53, alugou um quarto em Boraceia (praia de São Sebastião) para passar o feriado com a família.

O plano era ficar até esta terça (15), mas com a chuva intermitente, resolveu voltar na segunda após o almoço. "Me deram crédito para usar em outra vez", diz, conformado. "O tempo estava muito ruim. Muita gente já foi embora no domingo." Segundo Silva, ele não foi o único -com a saída antecipada pelo mau tempo, outros hóspedes da pousada também negociaram o valor da estadia.

Carlos Eduardo Araújo, 50, foi com a família para Santos na sexta. Para ele, depois de tanta água, não vale a pena insistir na viagem. "Sábado choveu o dia todo, domingo choveu o dia todo. Hoje (segunda) chove e para, chove e para. Não faz sentido ficar, não dá para fazer nada. Até tentei dar uma volta no calçadão, mas voltou a chover."

Teve até quem viesse de outro Estado. Mateus Zaghi Nogueira, 28, veio em dez pessoas de Guaranésia (MG) para a casa do tio em Praia Grande. "A gente até foi para a praia para não perder a viagem, mas não dá para aproveitar muito não", conta.

A programação de lazer acabou tendo que ser feita em locais fechados. "Fomos mais pra shopping mesmo", diz, resignado, enquanto iniciava a viagem de mais de quatro horas de volta para Minas.

TRÂNSITO

Além dos transtornos com o clima ruim, os viajantes ainda passaram pelos congestionamentos nas rodovias, comuns a essas datas. Na ida, no sábado, Silva levou nove horas para chegar da capital ao seu destino. "Saí às 10h e cheguei às 19h, estava horrível", afirma. Na pousada em que ficou, conversou com um senhor que levou 12, saindo de Sorocaba.

A volta, no entanto, deve ser tranquila na parte final do feriado prolongado. O trânsito do retorno é mais diluído, uma vez que, em função do mau tempo, os motoristas deixaram o litoral em diferentes dias e horários.

Como o sistema Anchieta-Imigrantes realiza a operação de subida da serra, com oito pistas sentido São Paulo (todas as seis da Imigrantes e mais duas da Anchieta) e apenas duas da Anchieta para a descida, a volta para a região metropolitana não deve ter congestionamentos. Enfrenta problemas quem tiver que descer por algum motivo -a Anchieta tem pontos de tráfego inteiramente parado. Com informações da Folhapress.

Leia também: Chuva no Estado do Rio deixa desalojados e desabrigados

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 20 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 3 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 23 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 23 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

brasil Tragédia Há 22 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 22 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 21 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo