Venda de smartphones se recupera após 18 meses

O mercado brasileiro de smartphones já estava em queda desde o segundo trimestre de 2015

© DR

Economia melhora 15/11/16 POR Estadao Conteudo

Pela primeira vez em seis trimestres, o mercado brasileiro de smartphones voltou a crescer. Dados preliminares da consultoria IDC mostram que as vendas de aparelhos subiram 3,3% no período entre julho e setembro de 2016. Ao todo, foram 11,1 milhões de dispositivos comercializados - a consultoria baseia suas medições nas vendas do varejo nacional.

PUB

"O mercado foi melhor do que a nossa expectativa", diz Diego Silva, analista de pesquisas da IDC no País - a previsão da consultoria era de que 10,9 milhões de aparelhos seriam vendidos entre julho e setembro. De acordo com Silva, os bons números estão relacionados à retomada da confiança no mercado brasileiro. "Fabricantes e varejistas perceberam que havia demanda consistente e fizeram lançamentos importantes nos últimos meses."

O mercado brasileiro de smartphones já estava em queda desde o segundo trimestre de 2015, quando começou a sentir ainda mais os efeitos da crise econômica e a desvalorização do dólar frente ao real. Outra questão que prejudicou fortemente o setor foi que, com a alta do dólar, as fabricantes retiraram do mercado no ano passado os smartphones de entrada - mais acessíveis ao bolso do brasileiro. As fabricantes também passaram a investir em aparelhos com especificações mais robustas. O caso do Moto G, líder de mercado em 2013 e 2014, serve de exemplo: suas primeiras versões eram vendidas por cerca de R$ 700. Este ano, o aparelho virou uma família de dispositivos, todos com preço superior a R$ 1 mil.

Encolhimento. Em 2015, o mercado nacional encolheu 13,4%, para um total de 47 milhões de smartphones comercializados. Em outubro, a IDC havia divulgado previsão de que o mercado nacional recuaria 14% em 2016, com 40,3 milhões de smartphones vendidos. Os resultados do terceiro trimestre, porém, estão fazendo a consultoria revisar sua expectativa, até porque o quarto trimestre concentra datas importantes para o varejo, como a Black Friday e o Natal. "O varejo está otimista e estendeu a Black Friday para o mês todo de novembro", explicou Silva. Com informações do Estadão Conte´udo.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos