Presidente do COI diz que sucesso da Olimpíada do Rio foi 'um milagre'

Segundo Bach, o sucesso dos Jogos do Rio é "um caso a ser estudado" pela diferença "da opinião da imprensa e da opinião do público" e "entre a percepção e a realidade"

© Reuters

Esporte Rio 15/11/16 POR Estadao Conteudo

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, fez um balanço do ano no esporte olímpico nesta terça-feira. Como não poderia deixar de ser, a Olimpíada do Rio foi bastante comentada pelo dirigente, que voltou a ressaltar o "sucesso" do evento, apesar de todas as dificuldades enfrentadas na organização.

PUB

Bach realizou um discurso na Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais nesta terça e classificou o êxito da Olimpíada do Rio como "um milagre". O dirigente levou em consideração a grave crise econômica e política enfrentada pelo País às vésperas do evento e os problemas de infraestrutura, como atrasos e excesso de gastos em algumas praças esportivas.

O presidente do COI lembrou das previsões pessimistas da imprensa mundial sobre o evento, levando em consideração justamente os problemas já citados e o vírus zika, que amedrontou atletas e dirigentes de diversos países. Segundo Bach, o sucesso dos Jogos do Rio é "um caso a ser estudado" pela diferença "da opinião da imprensa e da opinião do público" e "entre a percepção e a realidade".

Por isso, o alemão fez um balanço bastante positivo do ano do COI. Ele também minimizou o grande escândalo de doping que explodiu no esporte olímpico em 2016, principalmente na Rússia, onde foram confirmadas acusações de um esquema de doping sistemático com participação até do governo.

A investigação e a confirmação de uso de substâncias proibidas por diversos atletas russos fizeram com que o atletismo do país fosse impedido de competir no Rio. A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) chegou a pedir que o COI suspendesse a Rússia da Olimpíada, mas a entidade preferiu deixar a decisão para as federações de cada esporte.

Nesta terça, Bach revelou que a decisão do COI, apesar de criticada por boa parte da opinião pública na época, foi bastante elogiada pelos líderes nacionais. "Eles apreciaram e entenderam que não tomamos uma decisão política, mas sim uma decisão pelo interesse do esporte. Respeitamos a justiça pelos atletas limpos e os protegemos. Ter este entendimento e apreciação de tantos líderes políticos foi uma confirmação de nossa decisão e um grande encorajamento para todos nós", afirmou. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama CANTOR-BENÍCIO Há 16 Horas

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

esporte Tiare Beatriz Couto Há 18 Horas

Surfista Danilo Couto perde filha, Tiare Beatriz, em acidente no Havaí

justica Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Mulher é presa por envenenar familiares com bolo de Natal; três morreram

fama Globos de Ouro Há 22 Horas

Família de Demi Moore reage ao seu primeiro Globo de Ouro; veja o momento

mundo Killadamente Há 23 Horas

Influenciadora com mais de 6 milhões de seguidores morre aos 27 anos

mundo Austrália Há 15 Horas

Pneus de avião da Etihad Airways explodem durante decolagem na Austrália

fama Globo de Ouro Há 22 Horas

Pamela Anderson brilha no Globo de Ouro sem maquiagem e sem estilista

mundo China Há 22 Horas

Novo surto de vírus respiratório deixa China em alerta; o que é o HMPV?

fama FERNANDA-TORRES Há 20 Horas

Mamãe tinha certeza que eu ia vencer, afirma Fernanda Torres sobre o Globo de Ouro

esporte Uruguai Há 20 Horas

Luis Suárez ajuda a evitar tentativa de suicídio no Uruguai