Maia diz preferir parecer de ministro do STF ao da Câmara

Deputado e aliados tentam validar a sua candidatura para a presidência da Casa

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Política Reeleição 15/11/16 POR Folhapress

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse à reportagem que um parecer jurídico do então advogado Luís Roberto Barroso, hoje ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre a possibilidade de sua reeleição à presidência da Câmara, é mais "consistente" do que a posição da área jurídica da Casa.

PUB

"Eu considero mais consistente, do ponto de vista jurídico, o parecer do ministro Barroso. Acho ele mais bem fundamentado do que o parecer da área jurídica da Câmara, encomendado pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha", afirmou Maia.

A Folha de S.Paulo revelou nesta terça (15) um parecer assinado pela assessoria jurídica da Mesa da Câmara afirmando que a Constituição veda a reeleição para a presidência da Casa dentro de uma mesma legislatura, inclusive para mandatos-tampões, como é o caso de Maia.

Maia e aliados têm procurado pareceres jurídicos de fora para validar a candidatura. E citam, entre outros, parecer de 2008 do ministro do STF Luís Roberto Barroso, à época advogado, que opinou pela legalidade de o então presidente do Senado, Garibaldi Alves, que estava na mesma situação, candidatar-se à presidência da Casa.

Líderes do chamado "centrão" da Câmara afirmaram que eventual candidatura de Maia em fevereiro fica inviabilizada diante do parecer jurídico interno.

Para o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), cotado para disputar o comando da Casa, o parecer é "imperativo" e "muito claro". "Qualquer coisa que Rodrigo Maia fizesse agora seria casuísmo político", afirmou.

O presidente da Câmara diz que, oficialmente, ainda não decidiu ser candidato, mas seus movimentos e de aliados vão nesta direção.

Maia lembra que o parecer do hoje ministro do STF foi feito para basear uma possível reeleição do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), que na época estava num mandato-tampão depois de suceder Renan Calheiros no comando do Senado. Na época, porém, Garibaldi desistiu depois que o então senador José Sarney (PMDB-AP) decidiu entrar na disputa.

Maia atua nos bastidores para fazer valer a tese de que a proibição de reeleição na mesma legislatura não atingiria mandatos-tampões como o dele.

A presidência da Câmara é um cargo estratégico, por exemplo, para a agenda econômica que Temer quer aprovar em 2017, incluindo a reforma da Previdência.

O deputado do DEM se elegeu em 14 de julho deste ano, uma semana depois de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciar ao mandato de presidente que deveria cumprir até janeiro de 2017.

O parecer a que a Folha de S.Paulo teve acesso foi entregue à Mesa da Câmara em 1º de julho de 2016, uma semana antes da renúncia de Cunha.

O documento da Câmara responde diretamente a uma consulta formal do então secretário-geral da Casa, Sílvio Avelino, sobre a possibilidade de reeleição daquele que viesse a suceder Cunha, na ocasião já afastado do cargo pelo Supremo.

Avelino fez a consulta a pedido de aliados de Cunha. A possibilidade ou não de reeleição era um dos fatores na definição do nome do grupo. Com informações da Folhapress.

Leia também: STF não julga 1/4 dos processos contra políticos devido a perda de foro

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 19 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia