Dengue pode causar queda significativa da pressão arterial

A Síndrome do choque da dengue aumenta a concentração sanguínea, acarretando a evasão de líquido para os órgãos e espaços abdominais, podendo levar à morte

© DR

Lifestyle Pressão 17/11/16 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

Com o início das chuvas, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal iniciou ações para o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, vírus da zika, febre chikungunya e febre amarela. De acordo com o órgão, este ano já foram registrados 19.631 casos confirmados de dengue no DF. A doença que foi responsável por causar 863 mortes no Brasil em 2015, sendo 15% delas no Centro-Oeste, deve ser prevenida para evitar maiores danos, como a Síndrome do Choque da Dengue ou a reinfecção, que pode levar a dengue hemorrágica.

De acordo com Dra. Kelly Oliveira, infectologista que integra o corpo clínico do laboratório Exame, existem quatro tipos de vírus da dengue, sendo eles o DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. “Todos os tipos manifestam os mesmos sintomas da doença. Ao ser exposto por um tipo, o corpo produz anticorpos e nunca mais será infectado por ele. Mas como estamos falando de quatro tipos diferentes, a pessoa pode se infectar por um tipo e posteriormente contrair outro. A reinfecção pode agravar o quadro da doença, levando a dengue hemorrágica”, destaca a especialista.

A dengue hemorrágica se dá pela queda das plaquetas do sangue. O vírus destrói essas plaquetas, e a reinfecção faz com que os anticorpos gerados no primeiro contágio também ataquem essas células. “Nesse estágio da doença, o paciente passa a ter sérias complicações, como hemorragia ocular, gengival, e para as mulheres em período menstrual, o fluxo também pode ser hemorrágico. Além disso, em casos mais graves, os órgãos e tecidos podem também sofrer hemorragias, podendo levar ao óbito”, alerta a infectologista.

Síndrome do choque da dengue

A Síndrome do choque da dengue é a forma mais grave de manifestação da doença e pode se desenvolver logo na primeira infecção do vírus. “A síndrome se caracteriza pela desidratação da pessoa. O líquido presente na corrente sanguínea abaixa muito, tornando o sangue mais concentrado. Essa alta concentração torna a pressão arterial muito baixa. Essa queda é tão significante que pode levar à morte”, afirma.

A síndrome desenvolve entre o 5° a 7° dia da doença. Nesse período a febre já baixou, a dor não está tão intensa e as plaquetas começam a subir novamente, o que pode ser confundido como uma melhora do quadro clínico. “O paciente acredita estar melhorando e para de se cuidar e, principalmente, para de se hidratar. Portando o ideal é se cuidar, beber bastante água, repousar e seguir as recomendações médicas. Além disso, outros sintomas são de suma importância para avaliar o grau da doença, como náuseas, vômito e dor abdominal intensa. Esses sinais podem significar uma evasão do líquido sanguíneo para a barriga, pulmão ou outros espaços internos”, conclui a especialista.

Leia também: Você sabe a diferença entre cloro, hipoclorito e água sanitária?

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 8 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 8 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

fama Vídeo Há 8 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

brasil Goiás Há 9 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Viralizou Há 9 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

politica Investigação Há 8 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

fama Beto Barbosa Há 4 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Ron Ely Há 10 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 10 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Presos Há 7 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?