Com fim da greve dos bancos, financiamento de carro novo cresce 2,7%

O fim da paralisação dos bancários também contribuiu para o aumento do financiamento de carros usados

© Reuters

Economia Comparação 17/11/16 POR Estadao Conteudo

Beneficiado em parte pelo fim da greve dos bancários, o financiamento de carros novos (automóveis e comerciais leves) cresceu em outubro na comparação com setembro. Enquanto o mercado total (que inclui vendas à vista) ficou estável na passagem de um mês para o outro, as compras financiadas cresceram 2,7%, para 82,9 mil unidades, mostra levantamento divulgado nesta quinta-feira, 17, pela Cetip, que compila os dados das instituições financeiras que oferecem crédito para aquisição de veículos.

PUB

Com isso, a participação dos financiamentos no mercado total de carros novos também cresceu. Em outubro, a proporção foi de 53,6% contra 52,1% em setembro. Este ano, a greve dos bancários começou no início de setembro e terminou na primeira semana de outubro. Segundo representantes do setor automotivo, parte das vendas de veículos em setembro foi prejudicada pela falta de atendimento nos bancos, reduzindo ainda mais a oferta de crédito, que já estava baixa em razão da recessão econômica.

Na comparação com outubro do ano passado, no entanto, a aquisição de veículos por meio de financiamento segue em contração, dessa vez de 23,6%, ainda como reflexo da alta do desemprego, da queda da renda do brasileiro e da restrição do crédito. No acumulado do ano, a retração é mais intensa, de 28%, em relação a igual período de 2015.

O fim da paralisação dos bancários também contribuiu para o aumento do financiamento de carros usados. Enquanto o mercado total caiu 8,2% em outubro ante setembro, os financiamentos avançaram 2%. Em comparação com outubro do ano passado, mês que também foi afetado por uma grave de bancários em todo o Brasil, o número de veículos financiados teve avanço de 5,6%.

Motos e pesados

De volta ao mercado de veículos novos, o financiamento de motos atingiu 46 mil unidades em outubro, baixa de 1% em relação a setembro. O volume representa queda de 24,1% ante o nível registrado em outubro do ano passado. No acumulado do ano, o recuo é de 24,8%, para 520,1 mil motocicletas.

No caso dos veículos pesados (caminhões e ônibus), o décimo mês do ano registrou 4 mil unidades, queda de 13,1% na variação mensal e de 45,9% na comparação anual. De janeiro a outubro, foram financiados 48 mil veículos pesados, baixa de 27,7%. Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 17 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 22 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA