© PixaBay
O Ministério da Justiça e Cidadania lançou, nessa quinta-feira (17), o aplicativo “As Diferentonas” que permite aos cidadãos fiscalizar os investimentos na sua região, comparando os dados entre cidades semelhantes. As informações são do Portal Brasil.
PUB
As informações virão do Portal da Transparência, do Portal de Dados Abertos e do Portal de Convênios (Siconv).
De acordo com Carolina Yumi, diretora adjunta do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ), o cidadão terá acesso aos dados de transferências voluntárias do governo, traduzidos de forma fácil, e poderá escolher e comparar os dados que entender mais úteis para a fiscalização da gestão pública.
O aplicativo é resultado de concurso lançado pelo governo federal, com a participação da sociedade civil, chamado Hackathon de Participação no Combate à Corrupção. Mais de 50 equipes de programadores e designers de todo o País participaram. Três projetos foram selecionados para a fase final.
A equipe vencedora explicou que a ideia foi dar aos cidadãos a capacidade de comparar os investimentos entre estados, cidades e municípios.
LEIA TAMBÉM: Sinal analógico de TV deixará de existir no DF a partir de amanhã