Vai reformar? Veja dicas para economizar

O mais importante no planejamento, é não considerar apenas o custo construtivo da obra, mas analisar toda a vida útil da edificação

© iStock

Lifestyle DECORAÇÃO 18/11/16 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

A indústria da construção civil têm passado por profundas alterações ao longo dos anos, migrando de um processo construtivo tipicamente artesanal para um processo industrializado, racionalizado e sustentável. Com as mudanças, o professor de Engenharia Civil da Universidade de Franca (UNIFRAN), Glauco Fabrício Bianchini, reuniu algumas dicas para orientar os proprietários na hora da construção ou reforma.

Na opinião do profissional, o mais importante no planejamento, é não considerar apenas o custo construtivo da obra, mas analisar toda a vida útil da edificação, seu processo de manutenção e reposição de materiais. Para esse processo, ele indica que o principal ponto para economia é a realização dos projetos básicos para edificação (estrutura, elétrica, hidráulica, por exemplo). “Essa etapa garante o perfeito funcionamento dos sistemas e um planejamento eficiente, com compras de materiais em suas quantidades e volumes adequados”, explica.

Para a correta elaboração e execução dos projetos, o professor recomenda a contratação de um profissional habilitado, que, em geral, representa 10% do valor total da obra. “Muitos acreditam serem capazes de administrar e gerenciar a sua própria construção e não contratam um especialista, o que é um erro. Quando o projeto é realizado por um profissional, a economia é maior, devido à otimização dos sistemas construtivos e dos materiais utilizados. Além disso, evita-se surpresas indesejáveis no futuro”, comenta.

O professor também ressalta o surgimento de novas tecnologias e materiais que trazem uma grande mudança na relação custo benefício para o setor. Entre as novidades, destacam-se os compósitos de matriz polimérica reforçadas com fibras curtas ou longas, como fibras de vidro, de carbono ou fibras vegetais que são desenvolvidos para a obtenção de materiais leves, resistentes e rígidos. “Os perfis e laminados de compósitos podem substituir madeiras e metais, inclusive em aplicações estruturais”, explica.

Por fim, o professor alerta para a importância de observar a análise de ciclo de vida dos materiais, mais do que os valores. “Essa é outra variável importante e possui impacto direto nos danos causados ao meio ambiente”, completa.

Leia também: Parma pretende abrir museu de gastronomia em 2017

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 15 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 16 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 12 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 18 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 12 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 18 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 17 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 14 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 13 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?