Vai reformar? Veja dicas para economizar

O mais importante no planejamento, é não considerar apenas o custo construtivo da obra, mas analisar toda a vida útil da edificação

© iStock

Lifestyle DECORAÇÃO 18/11/16 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

A indústria da construção civil têm passado por profundas alterações ao longo dos anos, migrando de um processo construtivo tipicamente artesanal para um processo industrializado, racionalizado e sustentável. Com as mudanças, o professor de Engenharia Civil da Universidade de Franca (UNIFRAN), Glauco Fabrício Bianchini, reuniu algumas dicas para orientar os proprietários na hora da construção ou reforma.

Na opinião do profissional, o mais importante no planejamento, é não considerar apenas o custo construtivo da obra, mas analisar toda a vida útil da edificação, seu processo de manutenção e reposição de materiais. Para esse processo, ele indica que o principal ponto para economia é a realização dos projetos básicos para edificação (estrutura, elétrica, hidráulica, por exemplo). “Essa etapa garante o perfeito funcionamento dos sistemas e um planejamento eficiente, com compras de materiais em suas quantidades e volumes adequados”, explica.

Para a correta elaboração e execução dos projetos, o professor recomenda a contratação de um profissional habilitado, que, em geral, representa 10% do valor total da obra. “Muitos acreditam serem capazes de administrar e gerenciar a sua própria construção e não contratam um especialista, o que é um erro. Quando o projeto é realizado por um profissional, a economia é maior, devido à otimização dos sistemas construtivos e dos materiais utilizados. Além disso, evita-se surpresas indesejáveis no futuro”, comenta.

O professor também ressalta o surgimento de novas tecnologias e materiais que trazem uma grande mudança na relação custo benefício para o setor. Entre as novidades, destacam-se os compósitos de matriz polimérica reforçadas com fibras curtas ou longas, como fibras de vidro, de carbono ou fibras vegetais que são desenvolvidos para a obtenção de materiais leves, resistentes e rígidos. “Os perfis e laminados de compósitos podem substituir madeiras e metais, inclusive em aplicações estruturais”, explica.

Por fim, o professor alerta para a importância de observar a análise de ciclo de vida dos materiais, mais do que os valores. “Essa é outra variável importante e possui impacto direto nos danos causados ao meio ambiente”, completa.

Leia também: Parma pretende abrir museu de gastronomia em 2017

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 10 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 10 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

mundo Reino Unido Há 10 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

brasil AVIÃO-SP Há 5 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

mundo Inglaterra Há 1 Hora

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

economia Bancos Há 11 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 8 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

brasil Porto dos Gaúchos Há 9 Horas

Sucuri grávida morre atropelada e filhotes são expelidos em rodovia em MT

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 7 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

tech Rede Social Há 11 Horas

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta