© Reprodução
O Universo nos habituou a ver corpos celestes quase esféricos, mas esféricos de forma errônea. Se há algo raro que dificilmente se pensaria encontrar no Universo é uma esfera perfeita.
PUB
Contudo, de acordo com a reportagem do portal Sapo, há um corpo celeste que parece desafiar as leis da física. Ele está a 5 000 anos-luz da Terra e foi chamado de Kepler 11.145.123 (ou KIC 11145123), que pode se tratar do objeto mais esférico encontrado no espaço até agora.
Os astrônomos estão cautelosos e admirados com o que descobriram “naquele canto” do cosmos. É algo tão esférico, tão perfeito que os investigadores do Instituto Max Planck para o Sistema Solar e da Universidade de Gottingen, na Alemanha, estão intrigados e querem entender mais sobre o que leva o objeto a ser alheio às turbulências do espaço.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores usaram uma técnica conhecida como sismologia, ou asterosismologia estelar, que estuda a estrutura interna das estrelas e determina a esfericidade do objeto.
Leia também: Saiba como será nossa chegada à Marte