Bolsas europeias seguem NY e sobem, impulsionadas por petrolíferas

Nesta manhã, os preços do petróleo ampliam os ganhos recentes em mais de 1%, após uma autoridade nigeriana afirmar que a Opep deverá chegar a um consenso sobre como restringir a produção até o fim do dia

© Reuters

Economia OPEP 22/11/16 POR Estadao Conteudo

As bolsas da Europa operam em alta generalizada, seguindo o bom desempenho dos mercados em Nova York no último pregão, e em meio a avanços nos preços de commodities, que favorecem as ações de mineradoras e de petrolíferas negociadas na região.

PUB

Ontem, os três principais índices acionários de Wall Street fecharam em níveis recordes, em reação a um rali do petróleo, que saltou cerca de 4% diante de expectativas de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) conseguirá chegar a um acordo final para reduzir sua produção, durante reunião de cúpula marcada para o próximo dia 30.

Nesta manhã, os preços do petróleo ampliam os ganhos recentes em mais de 1%, após uma autoridade nigeriana afirmar que a Opep deverá chegar a um consenso sobre como restringir a produção até o fim do dia.

Além do petróleo, o cobre também vem se valorizando com força desde a inesperada vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos EUA, uma vez que o republicano promete ampliar investimentos em projetos de infraestrutura, o que ajudaria a reforçar a demanda por metais básicos.

As mineradoras lideram o sentimento positivo nos negócios europeus. Por volta das 7h25 (de Brasília), Anglo American, BHP Billiton e Glencore subiam 5,3%, 4,6% e 3,6%, respectivamente, no mercado inglês. No mesmo horário, a indústria petrolífera também exibia ganhos significativos, caso da Eni (+2,3%) em Milão, da BP (+1,2%) e da Royal Dutch Shell (+1,3%) em Londres, e da Repsol (+1,5%) em Madri.

Às 7h45 (de Brasília), o índice inglês FTSE-100 avançava 0,95%, enquanto o PCAC-40 subia 0,80% em Paris e o DAX, 0,54%, em Frankfurt. Entre mercados europeus considerados periféricos, a bolsa de Milão tinha alta de 1,91%, a de Madri, de 0,59%, e a de Lisboa mostrava valorização de 0,25%. No mercado de câmbio, o euro se fortalecia, a US$ 1,0648, enquanto a libra esterlina recuava levemente, a US$ 1,2490. Com informações da Dow Jones Newswires.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 16 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 11 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 16 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 16 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 9 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 15 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 16 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 16 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 16 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 15 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)