© iStock
As alergias são uma resposta do sistema imunológico a um agente estranho ao nosso corpo. Este sistema identifica e elimina todas as substâncias estranhas que interferem no funcionamento saudável do corpo e que podem causar sérios problemas a ele.
PUB
Dentre as alergias mais comuns estão a rinite alérgica, alergia a frutos do mar, a chocolate, a poeira, pólen, amendoim, a medicamentos como ácido acetilsalicilico, entre outros. Mas algumas pessoas tem alergia, acredite se quiser, a água.
Como nosso corpo é formado 70% por água e este elemento é essencial à vida, a alergia a água pode ser bem difícil. Conhecida como Urticária Aquagênica, a alergia a água foi identificada pela primeira vez em 1964, é mais comum em mulheres, normalmente durante a puberdade, e aparece sob a forma de lesões na pele, coceira, inchaço e rubor, segundo o site Fatos Desconhecidos. A alergia só acontece quando a água entra em contato com a pele, não com a água do corpo.
Apesar de ser rara (só foram diagnosticados 100 casos até hoje), cientistas vêm se interessando mais por esta alergia. Algumas hipóteses já foram criadas para tentar entender a condição: uma reação ocorre no contato entre a água e componentes da pele, como o estrato córneo (parne externa da pele) ou glândulas sebáceas.
Ainda sem cura, a Urticária Aquagênica pode ser tratada com anti-histamínicos e cremes.
Leia também: 3 receitas caseiras para combater os lábios secos