Espermatozoide alterado já responde por 30% dos casos de infertilidade

Check-up da fertilidade masculina pode identificar por meio de Citometria de Fluxo a quantidade de células reprodutivas com o DNA fragmentado

© iStock

Lifestyle FILHOS 24/11/16 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

Um aspecto importante e muitas vezes deixado de lado é a fertilidade masculina. Por meio de um check-up, o homem pode detectar com antecedência problemas como o espermatozoide com DNA fragmentado, responsável por 30% dos casos de infertilidade sem causa aparente entre os casais, e tratar com chance de reversão de 100%.

O check-up da fertilidade do homem inclui Espermograma completo, perfil microbiológico do esperma e o TECE (Teste da Estrutura da Cromatina do Espermática), por Citometria de Fluxo, único que identifica com precisão a fragmentação do DNA. “Como o Espermograma varia muito, o TECE é imprescindível para o diagnóstico, pois é extremamente confiável”, afirma o imunologista especializado em reprodução humana Dr. Ricardo de Oliveira, diretor médico e fundador do RDO Diagnósticos, pioneiro neste exame no Brasil.

A indicação do TECE é para os casos de infertilidade sem causa aparente, homens com mais de 50 anos ou expostos a agentes tóxicos. “Se você tem a fragmentação do DNA em 30% dos casos de infertilidade, não é para brincar. O grande problema é que, muitas vezes, só se olha a mulher”, explica o Dr. Ricardo. Caso não seja tratado, o espermatozoide com DNA fragmentado pode impedir a implantação embrionária ou provocar aborto.

A causa do problema é associada a vários fatores, como uso de drogas ilícitas (principalmente a cocaína), consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, algumas medicações, quimioterápicos e radioterapias, altas temperatura na região dos testículos (laptop no colo), febre alta, processos inflamatórios, traumas locais e a varicocele (varizes testiculares), além da idade avançada.

Com exceção da idade, a ação de muitos desses fatores pode ser transitória, havendo uma melhora da fragmentação do DNA com o decorrer do tempo e após o tratamento com drogas antioxidantes, como vitaminas C e E, ácido fólico e zinco, durante três meses. Caso não se consiga reverter com esse tratamento, pode ser usado o espermatozoide direto do testículo, sem o contato com o oxigênio, agente causal da fragmentação.

Leia também: Sua casa pode estar lhe deixando doente

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 19 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 14 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 20 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 19 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 12 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 18 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 19 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 19 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 19 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 18 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)