© iStock
O ritmo de vida atarefado que muitas pessoas levam faz com que o jantar se torne a principal refeição do dia. Contudo, e não será propriamente uma surpresa, os especialistas dizem que comer à noite, e especialmente quando a refeição é pesada, pode não ser bom para o organismo - alterando os processos digestivos.
PUB
Um estudo realizado com 700 adultos e apresentado num congresso recente da Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a relação entre as horas nas quais se consome alimentos e os efeitos no organismo.
Segundo a BBC, a pesquisa concluiu que ingerir alimentos durante a noite tem um impacto significativo na pressão arterial. Durante a noite, o processo fisiológico normal é a queda da pressão arterial. Porém, o estudo descobriu que 24,2% dos participantes que comeram até duas horas antes de dormir não registraram uma queda adequada da pressão sanguínea.
Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em 'estado de alerta',estimulando a produção de hormônios ligados ao estresse, como a adrenalina, podendo até alterar o ritmo diário do organismo.
Ebru Ozpelit, professora de Cardiologia da Universidade de Dokuz, responsável pelo estudo refere que a vida moderna está criando "hábitos de alimentação errados", como pular o café da manhã e comer cada vez mais tarde (hábitos que levam a problemas como obesidade e outros problemas gástricos como o refluxo). E por isso, alerta para a importância de "definir a frequência ideal e a hora dos alimentos".
Um outro especialista no assunto, Jamie Koufman, revela que o ideal é não comer após as 20h, ou fazer a última refeição três horas antes de ir dormir.
Leia também: 6 coisas que você deve parar de fazer, pelo bem da sua vida sexual