PF apreende grande coleção de obras de arte de Cabral

Sobre os quadros, o ex-governador disse aos investigadores em depoimento que parte foi comprada pela mulher e o restante ele ganhou de presente

© a

Política Operação 25/11/16 POR Notícias Ao Minuto

A Polícia Federal apreendeu uma grande coleção de obras de arte em dois imóveis do ex-governador Sérgio Cabral, no Leblon e em Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Investigadores avaliam se a coleção foi adquirida com recursos ilícitos e por meio de laranjas.

PUB

Nesta sexta-feira (25), o jornal O Globo divulgou que, em depoimento, duas vendedoras de joias de grandes grifes contaram que Cabral e sua mulher, Adriana Ancelmo, faziam pagamentos em dinheiro vivo. Sobre os quadros, o ex-governador disse aos investigadores em depoimento que parte foi comprada pela mulher e o restante ele ganhou de presente. Entre o material apreendido estão retratos do casal pintados pelo artista plástico pernambucano Romero Britto.

"Embora alguns quadros tenham certificados, o que eu posso dizer é que o material irá passar por perícia para verificar a autenticidade das obras. Em tese, a investigação vai determinar se as obras foram adquiridas como forma de lavar dinheiro", informou ao jornal O Globo o delegado Tácio Muzzi, da Delegacia de Repressão aos Crimes Financeiros (Delefin) da PF no Rio.

Ao todo, os policiais recolheram 28 obras, entre quadros, esculturas e fotografias. Há telas retratando o estadista britânico Winston Churchill, o francês François Mitterrand e o alemão Helmut Kohl. Também estão na coleção do casal esculturas no melhor estilo barroco. Os policiais encontraram ainda dois quadros grandes, com fotografias assinadas por Almir Reis, retratando praias e a orla carioca; e duas fotografias de Valter Firmo. O quadro considerado mais valioso é uma obra de Amilcar de Castro, medindo dois metros de altura por um metro e meio de largura."

Leia também: Disneyland francesa está na mira dos terroristas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 20 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 20 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 19 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 21 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 21 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 21 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 20 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 21 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 19 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia