Jucá diz que Geddel estava 'defendendo a Bahia'

Presidente nacional do PMDB não acredita que ex-ministro usou cargo para atuar em benefício pessoal

© Agência Brasil

Política porto alegre 27/11/16 POR Folhapress

O presidente nacional do PMDB, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse, neste sábado (26), que o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) não usou o cargo para atuar em benefício pessoal.

PUB

Para Jucá, Geddel estava "defendendo a Bahia, defendendo Salvador" quando conversou com Marcelo Calero, então ministro da Cultura, para que aprovasse a construção de um empreendimento imobiliário de 30 andares em área com bens tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em Salvador.

Geddel possui um apartamento no empreendimento e seus familiares representam o prédio em ação contra o Iphan.

Geddel pediu demissão na última sexta-feira (25) para evitar que o caso afetasse ainda mais o presidente Michel Temer (PMDB), a quem Calero também acusa de tê-lo pressionado no caso.

Jucá afirma que Temer apenas tentou "cobrar uma posição e solicitar uma decisão" ao sugerir a Calero buscasse uma solução com a AGU (Advocacia-Geral da União)."Não houve corrupção do presidente ou da estrutura de governo para definir uma solução. Houve, sim, pressão do ministro Geddel para que fosse a Advocacia-Geral da União a arbitrar [sobre] uma diferença de posicionamento entre técnicos do Iphan da Bahia e técnicos do Iphan nacional", afirmou Jucá.

O senador esteve em Porto Alegre para participar do 1º Ciclo de Debates com Prefeitos, promovido pelo núcleo gaúcho da Fundação Ulysses Guimarães. Na ocasião, Jucá anunciou que o PMDB quer mudar de nome e retomar o 'MDB', usado no período da ditadura militar.

O senador disse ainda que a questão não envolve mais o governo uma vez que Geddel pediu demissão. "Quem não pode pagar o pato é o governo que não tem nada a ver com essa briga pessoal", defendeu.

MEDIDAS

Jucá, que é líder do governo Temer no Senado, disse ainda que o escândalo não trará dificuldades ao governo para aprovar a PEC 55, que limita os gastos públicos. Essa PEC é fundamental. A alternativa era o que queria o governo anterior: criar a CPMF. "[Essa é] A PEC da não criação de impostos, não queremos aumentar os custos da sociedade, queremos aumentar os custos do governo", disse o senador, acrescentando que é a alternativa que o governo encontrou para evitar a volta da CPMF.

Sobre os protestos contra a PEC 55 que tomam conta de todo o país, Jucá disse que são "legítimos" e que o governo "deve aprender com eles".

Além disso, o peemedebista comentou a questão da repatriação de bens e nega que tenha havido uma manobra para beneficiar parentes de políticos. Segundo ele, proibir que parentes de políticos possam fazer a repatriação é inconstitucional e "prejudicaria 7,5 milhões de pessoas que são parentes de cerca de 500 mil entes públicos em todo o país".

Jucá disse que, quando o PT pediu a exclusão dos dispositivos do texto que regulavam a repatriação, "descobriu que não sabe fazer legislação".

"O que pediram foi errado. O pediram, nós aprovamos. O que ficou é que parentes podem desde que o recurso sejam lícitos, provados junto à receita federal."

O senador também comentou sobre o conteúdo da gravação revelada pela Folha, onde falava em "pacto nacional" para, segundo investigadores, "estancar a sangria" representada pela Operação Lava Jato. A divulgação dos áudios resultou na sua saída do Ministério do Planejamento –a primeira baixa no governo Temer.

Jucá alega que defende a atuação da Lava Jato e que se referia à crise do governo de Dilma Rousseff (PT).

"Em nenhum momento falei em abafar a operação Lava Jato", disse. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 11 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 11 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 13 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 7 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 12 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Vídeo Há 11 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Ron Ely Há 14 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 13 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Redes Sociais Há 7 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Presos Há 10 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?