A aposentada Lucimar Brito está fazendo uma vaquinha pelo Facebook para arrecadar fundos para os medicamentos para tratar do terceiro câncer diagnosticado nos últimos 11 anos. O custo mensal da aposentada com os remédios usados na quimioterapia chega a R$ 30 mil.
PUB
Segundo o G1, Lucimar entrou com pedido na Justiça por não ter condições de custear os medicamentos. No entanto, até este domingo (27), ela só recebeu dois dos três medicamentos que precisa para prosseguir com o tratamento.
A Secretaria de Saúde informou em nota que "já foi notificada da decisão judicial e está providenciando a aquisição do medicamento", mas que "não há previsão para a disponibilidade", pois um dos remédios não é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Por conta disso, familiares e amigos se uniram para organizar uma campanha na internet e, assim, eles mesmos poderiam custear a quimioterapia de Lucimar. No ar desde o começo de outubro, a campanha arrecadou pouco mais de R$ 2 mil.
"Os remédios me dão alergia nas mãos, mas sabendo que eu vou viver, eu não acho ruim. Ruim é não tomar o remédio”, conta a paciente em vídeo publicado na rede social.
Em decisão judicial da última quarta-feira (23), foi determinado um prazo de 15 dias para que a Secretaria de Saúde forneça o remédio.
Leia também: Milhares de famílias do Piauí ainda vivem sem energia elétrica