Redes sociais se tornam o pesadelo de Temer

Segundo estudo, popularidade do presidente da República despencou na internet

© Ueslei Marcelino / Reuters

Tech impopular 29/11/16 POR Notícias Ao Minuto

Após a coletiva de imprensa no último domingo, 27, com o presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a popularidade do presidente da República despencou nas redes sociais, segundo levantamento realizado pela empresa Rijpar.com.

PUB

No pronunciamento na TV, Temer tentava explicar o imbroglio no ministério que envolveu o ministro da Cultura, Marcelo Calero, e o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, a respeito da construção de um prédio de luxo em Salvador que acabou custando a demissão de ambos. O levantamento da Rijpar.com foi realizado nas redes sociais durante e logo após o pronunciamento de Temer.

As fontes utilizadas foram os acessos ao Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Google+, Messenger, Linkedln, Pintrest, Whatsapp, Snapchat e até a mídia social russa Vk. Só no Facebook foram computados 3,87 milhões de posts e comentários. Nas mensagens postadas, 57,6% foram de mulheres e 42,3% de homens.

O levantamento comparou o pronunciamento de Temer no último domingo com o do dia 27, quando defendia a necessidade de o Congresso aprovar reformas como a do PEC que limita por 20 anos os gastos públicos, a reforma da Previdência e a trabalhista. Os números impressionam. A reprovação ao discurso passou de 48,7% no dia 25 para 53,7% no dia 27, enquanto os que aprovaram diminuíram de 12,9% para 11%.

Para Nilson Mello, sócio-diretor da Consultoria Meta e Comunicação, empresa que atua há 20 anos no ramo de análise de marketing político, os números são significativos e mostram que o eleitor chegou a um limite de tolerância em relação aos governantes.

O governo Temer, pelas circunstâncias em que ascendeu à presidência, tem uma margem de erro muito pequena. Essa sociedade que tem uma posição crítica, principalmente em relação aos episódios da Lava Jato e desvios no governo, está com um limite de tolerância muito baixo. Quando um governo demora a agir em função de um episódio como esse e só age depois de uma reperscussão negativa, é natural que essa opinião pública, já muito crítica, tenha uma reação instantânea. Agora temos uma grande manifestação marcada para o dia 4 (de dezembro). Vamos ver como ela se dará em relação ao governo Temer."

Mello observa que a atual gestão se encontra sub judice por todas essas circunstâncias, e o que se pode ter de esperança no atual contexto é que tudo isso seja um ponto de inflexão na história do Brasil para que se alcance um outro patamar de atividade pública e política com maior compromisso com as reais demandas do eleitorado.

Com relação aos números apresentados pelas redes sociais e as tradicionais pesquisas de opinião dos institutos, o consultor diz que é difícil julgar com absoluto rigor científico se há discrepâncias, embora nas redes sociais esse termômetro seja mais fidedigno do que as pesquisas tradicionais. Segundo Mello, o grande desafio é saber aferir o humor do eleitorado fundindo as duas coisas: que ferramentas podem ser usadas nas pesquisas convencionais que aproximem o resultado da maior sensibilidade vista nas redes sociais.

Tudo tem um lado bom. É importante ter consciência que as coisas não aconteceram por acaso. Houve um processo de impeachment dentro da legalidade. Democracia dá trabalho, não tem solução pronta. É preciso uma reforma política, mas sabendo que ela não vai resolver os problemas da noite para o dia, até por que nenhum modelo é perfeito."

(Sputnik Brasil)

Leia também: Uber vai ao tribunal para evitar regras mais rígidas na UE

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 9 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Festas Há 9 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 10 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

esporte Prisão Há 10 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Natal Há 23 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

politica STF Há 9 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

economia Consumos Há 9 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

justica Investigação Há 8 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)

fama Televisão Há 8 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Escândalo Há 22 Horas

Acusações de Blake Lively contra Justin Baldoni são reveladas na íntegra