© Reuters
Um câncer de próstata avançado teria sido curado após "choque" do tumor com grandes quantidades de testosterona. O resultado foi visto como “inesperado” e “excitante” pelos médicos, viso que nos tratamentos tradicionais, os tumores são afastados de testosterona.
PUB
O teste foi realizado também com outros homens gravemente doentes, que apresentaram resultados como a redução de tumores e a interrupção do avanço da doença.
De acordo com O Globo, os cientistas realizaram o teste pela observação de níveis de antígeno prostático específico (PSA), usado para monitorar o câncer de próstata.
Um dos 47 homens que participaram do experimento apresentou uma pequena quantidade de PSA em seu corpo e nenhum traço da doença. Ele foi considerado curado após 22 ciclos de tratamento.
O autor-chefe do estudo e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins (EUA), San Denmeade, contou que o estudo ainda está em fase inicial e que o objetivo é incorporá-lo no tratamento contra o câncer de próstata.
"Até agora, observamos uma redução de até 50% dos níveis de PSA em alguns homens. Há pacientes com respostas objetivas, com uma diminuição no tamanho da doença mensurável, principalmente nos gânglios linfáticos. Em muitos a doença não progrediu por mais de 12 meses. Acredito que curamos um paciente, cuja taxa de PSA foi zerada após três meses, e assim permaneceu por 22 ciclos do tratamento. Sua doença desapareceu", explicou.
Todos os pacientes que participaram do experimento tinham câncer de próstata se espalhando pelo organismo e eram resistentes aos tratamentos tradicionais.
Leia também: Vegetarianos são melhores na cama, diz a ciência