© Pixabay
Congelar comida não tem mistério, mas para quem acabou de sair da casa dos pais, umas dicas sobre o assunto podem ser preciosas. O M de Mulher reuniu truques para evitar probleminhas futuros.
PUB
Etiquetas: Quem congela alimento muitas vezes pode cair em um erro: esquecer a comida no congelador. É importante lembrar que cada alimento tem um tempo consumível diferente. A dica aqui é fazer etiquetas - com marcadores permanentes mesmo - para escrever a data de validade de cada produto.
Congelador com espaço: Não lote o espaço com vários tupperwares e sacos para congelar. Deixe um espaço livre para o ar circular para evitar que os alimentos fiquem mais propensos a proliferação de fungo. A medida também é boa para aumentar a capacidade do eletrodoméstico de congelar.
Evite congelar e descongelar: A técnica não é adequada para manter a qualidade dos alimentos. “Cada vez que você congela um alimento, existe rompimento celular com extravasamento de líquido, que vai alterando a qualidade dos alimentos. Por isso, não é recomendável recongelar um alimento uma vez descongelado”, afirma Roberto Figueiredo, biomédico da Microbiotécnica.
Quanto menos ar, melhor: É claro que não há necessidade de ter uma máquina para embalar a vácuo. Uma dica boa é colocar o alimento em um saco e puxa o ar com um canudinho. Isso evita um ambiente propício para as bactérias se proliferarem.
Limpeza: Assim como toda a casa, o congelador também precisa de uma limpeza eventual. Se o eletrodoméstico é muito utilizado, o ideal é que a limpeza ocorra de três em três meses. Caso não use tanto, pode limpar de seis em seis.
Leia também: Acabate é um ótimo substituto para a manteiga em torradas