Líder da extrema-direita da Itália quer eleições em 2017

Salvini afirmou que não apoiará nenhum governo temporário

© Reuters

Mundo referendo 05/12/16 POR Notícias Ao Minuto

O líder do partido de extrema-direita Liga Norte, Matteo Salvini, comemorou mais uma vez a derrota do primeiro-ministro Matteo Renzi no referendo constitucional deste domingo (4) e pediu que as eleições gerais sejam convocadas o quanto antes.   

PUB

"Uma esplêndida segunda-feira, cheia de alegria. Agora, digo que é preciso votar o mais rápido possível e não ficar oito meses pensando se o 'Italicum' é correto, não correto, etc. Vamos votar logo e basta. Espero que os juízes de Consulta digam logo se o Italicum fica ou não fica porque cada dia que passa, é um dia perdido", disse Salvini em entrevista à "Radio Padania".   

A referência à lei eleitoral, chamada de Italicum e aprovada no governo de Renzi, se deve ao fato de que ela estava ligada intrinsecamente à aprovação da reforma constitucional rejeitada.   

Isso porque, após a aprovação dos parlamentares, ela levava em conta que o Senado italiano não seria mantido do jeito atual e focava na Câmara dos Deputados. Com a rejeição popular à reforma, agora a Justiça precisa definir se ela ainda tem validade ou não.   

"Os poderes fortes tiveram uma sonora derrota. Se 70% votaram, quer dizer que há esperança para mudar as coisas. Pode-se decidir sem delegar nada à Europa, à Confindustria, à Coldiretti", disse Salvini ao falar sobre a afluência às urnas e a posição pelo "sim" de dois dos maiores sindicatos da Itália: a Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria) e a Confederação Nacional dos Cultivadores Diretos (Coldiretti), que é ligada aos agricultores italianos.   

Salvini, que por muitas vezes foi considerado xenófobo por sua postura contra os imigrantes, afirmou ainda que os partidos de centro-direita não estão unidos e que não apoiará um governo provisório até 2018, para quando já estão marcadas as eleições gerais no país.   

"Nós não estamos dispostos a apoiar nenhum governo que tentará se lançar, mas estamos dispostos a votar com qualquer lei eleitoral que a Consulta permitirá. Nos desconcerta as especulações para o nome de novo premier a essa altura. É de péssimo gosto. Querem fragmentar aquilo que os italianos escolheram ontem", disse ainda Salvini.   

A imprensa italiana já aponta o nome de possíveis sucessores que poderiam ser encarregados de formar um novo governo. Entre eles, está o nome do atual ministro da Economia, Pier Carlo Padoan, o presidente do Senado, Pietro Grasso, e o ministro dos Transportes, Graziano Delrio.   

No entanto, Salvini também está preocupado com o opositor que poderia tomar o lugar de Renzi: o líder do partido Movimento Cinco Estrelas (M5S), Beppe Grillo. Ao lado do Força Itália, de Silvio Berlusconi, as três siglas já chegaram a se unir para derrotar o Partido Democrático (PD), de Renzi, nas eleições para as cidades italianas durante os últimos dois anos.   

"Agora, espero o golpe de misericórdia do regime porque nós ficamos dizendo que há só o Grillo, mas é preciso estar atentos.   

A partida começa agora e a mudança verdadeira passa apenas pela vitória nas eleições e governo", ressaltou.   

Apesar de reconhecer que o PD ainda tem maioria no Parlamento, Salvini disse que seu partido "não está à venda" e que espera que algumas siglas importantes da base governista mudem o posicionamento, ressaltando ser uma "opção séria contra Renzi". (ANSA)

Leia também: Referendo derrotado teve 84% de 'sim' entre italianos no Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 18 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Elon Musk 25/11/24

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

mundo Bitcoin Há 23 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

mundo Krish Arora Há 17 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 18 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

brasil Divaldo Franco Há 22 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga

esporte FLAMENGO-GABIGOL Há 19 Horas

Gabigol custou milhões e decidiu, mas sai de graça do Flamengo

fama ADELE-CANTORA Há 21 Horas

'Não sei quando voltarei', diz Adele ao encerrar residência em Las Vegas e iniciar pausa

esporte Treta Há 17 Horas

Neymar rebate apresentador Fred Bruno após críticas: 'Esse é um fanfarrão'

fama Chris Hemsworth Há 23 Horas

Chris Hemsworth "ensina" filho a fazer o salto mortal